LETRA F

"F" = letra utilizada para designar aviões de Caça. Vem do inglês "Fighter" cuja tradução correta seria "guerreiro", "lutador" ou "brigador".

F-4 "Phanton" = avião de caça a jato supersônico, bimotor, biplace, fabricado pela empresa americana McDonnell Douglas. Foi muito utilizado na Guerra do Vietnam.

F-5A "Freedom Fighter" = avião de caça a jato supersônico bimotor fabricado pela empresa americana Northrop.

F-5B = O F-5 modelo "B" é um avião de dois lugares (duplo-comando) projetado para ser o avião de instrução do F-5 modelo "A". Servia para instrução do F-5 modelo "E", porém era bem diferente e mais antiquado do que este.

F-5E "Tiger II" = versão do F-5A bastante modificada e mais avançada e adquirida pelo Brasil em 1974.

F-5EM = O F-5 modelo "E" Modernizado especialmente para a FAB.

F-5F = O F-5 modelo "F" é um avião de dois lugares (duplo-comando) projetado para ser o avião de instrução do F-5 modelo "E" do qual é derivado.

F-8 e TF-7 "Meteor" = avião de caça bimotor subsônico fabricado pela empresa inglesa Gloster (o TF-7 era o treinador de dois lugares).

F-15 "Eagle" = avião de caça a jato supersônico, bimotor, fabricado pela empresa americana McDonnell Douglas.

F-16 "Fighting Falcon" = avião de caça a jato supersônico, monomotor, fabricado pela empresa americana General Dynamics.

F-47 = avião de caça utilizado na 2a Guerra Mundial. Batizado de "Thunderbolt" (raio trovão) e feito pela fábrica americana "Republic".

F-80 = um dos primeiros aviões de caça a jato fabricados pela Empresa Lockheed americana e conhecido por "Shooting Star". O Brasil utilizou esses aviões no 1o/4o Grupo de Aviação em Fortaleza (CE).

F-X = designação genérica de um avião de caça (F) desconhecido (X). Normalmente se trata de um projeto a ser especificado ou desenvolvido. Mais especificamente a FAB planejou no início dos anos 2000 a aquisição de caças interceptadores para, em princípio, substituir os seus Mirage III. Esse programa não foi avante e anos mais tarde foi feita uma outra especificação estabelecendo novos requisitos para a compra. Esse novo programa foi denominado então F-X2 (para diferenciar do anterior que passou a ser referenciado como F-X1).

fabiano = relativo à Força Aérea Brasileira (FAB). Militar da FAB. No estilo ou à maneira das coisas da FAB.

FAE 3 = Terceira Força Aérea. Unidade do Comando Geral de Operações Aéreas (COMGAR) que engloba a Aviação de Caça e de Reconhecimento.

fantasma = diz-se de um objeto (aeronave) não identificado e que normalmente oferece risco de colisão. O piloto que avista o "fantasma" avisa imediatamente aos demais membros da esquadrilha dando a sua posição em relação à esquadrilha usando o "sistema horário", complementando se o mesmo está acima ou abaixo do horizonte (alto/baixo) e a distância aproximada (X milhas). Consultar "bogey".

fairchildão = nome carinhoso do avião de treinamento primário PT-19 ou T-19.

fairplay = (ing.) portar-se com elegância diante da adversidade, educadamente.

FARC = Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.

FATO = Força Aérea do Teatro de Operações.

fator de carga = consultar "G".

FDS = Fim De Semana.

FEB = Força Expedicionária Brasileira. Contingente de militares do Exército enviados para combater na IIa Guerra Mundial na Itália.

fechado = tempo fechado, céu completamente coberto de nuvens. Também pode se referir a medo, exemplo: fulano é fechado, é medroso.

feeling = (ing.) sentimento, capacidade de prever ou sentir algo, quer por experiência ou por intuição.

ferrodrômica = modo jocoso de se referir à navegação seguindo a linha das estradas de ferro ou estradas de rodagem. O nome é a aglutinação de "ferro" com o nome da linha geográfica imaginária denominada de "ortodrômica".

ficar em forma = Manter o avião na posição prevista dentro de uma esquadrilha.

ficar na ala = manter-se na posição correta ao voar numa esquadrilha. Ala se refere a qualquer avião que faz parte de uma esquadrilha, exceto o seu líder.

FIDAE = "Feira Internacional Del Aire Y del Espacio". Feira Aeroespacial realizada na Cidade de Santiago do Chile nos "anos pares" e que tem a duração de uma semana (de março e/ou abril).

Fighter Weapons = (ing.) armas da aviação de caça (combate). Trata-se do manual técnico que descreve a utilização e desempenho de variados armamentos aéreos.

final = trajeto no tráfego, onde a aeronave se encontra com o início da pista ainda longe, mas à sua frente.

finesse = (fran.) finura, delicadeza, suavidade, primor, perfeição.

finger formation = (ing.) formatura de voo em que os quatro aviões mantém posição relativa similar à posição em que ficam as pontas dos dedos (fingers) da mão (exceto o polegar). O avião líder (no 1) fica na posição equivalente à ponta do dedo médio, o no 2 à do dedo indicador, o no 3 à do dedo anular e o no 4 à do dedo mínimo. No Brasil esta formatura é chamada de Formatura Básica.

firula = gíria antiga que significa coisa rebuscada, cheia de detalhes e/ou novidades. O verbo composto "fazer firula" significa se exibir desnecessariamente...

FL = (ing.) "Flight Level", consulte "nível de voo".

"Flak" = (alemão) "Flieger-Abwehr-Kanone", Canhão da Artilharia Anti-Aérea alemã, ou as explosões dos projéteis desses canhões.

"Flak" de 40 = Se refere aos estilhaços das explosões, no ar, dos projéteis de 40 milímetros, ou aos próprios canhões da artilharia anti-aérea alemã.

flame-out = (ing.) a tradução mais aproximada do inglês seria: sem-chama ou seja, motor a jato apagado.

flape = dispositivo existente nas asas dos aviões cuja finalidade, quando acionado, é aumentar a sustentação e permitir uma menor velocidade para o pouso.

Flape de mergulho = dispositivo que, quando acionado, diminui a velocidade do avião e ajuda o piloto a tirá-lo de um mergulho acentuado. As vezes é utilizado somente com intuito de diminuir a velocidade.

flape em baixo = quando o avião está pousado e mesmo com o(s) motor(es) rodando em marcha lenta, o piloto baixa os flapes para diminuir o efeito do vento das hélices nos passageiros que embarcam ou desembarcam.

flare = (ing.) chamariz luminoso para desviar armamento guiado por infra-vermelho.

flight level = (ing.) consulte "nível de voo".

FLIR = (ing.) "Forward Looking Infra-Red". Dispositivo que permite a visão noturna do alvo por meio da amplificação de radiação infra-vermelha. Imageador infra-vermelho de visada frontal.

fly by wire = (ing.) diz-se das aeronaves cujos comandos das superfícies de controle de voo e do motor são feitos indiretamente por atuadores que recebem informações eletrônicas originadas pelo piloto no manche, nos pedais e na manete.

fluxômetro = medidor de fluxo de combustível, ou seja, indica a quantidade de combustível (volume) que está sendo consumida por unidade de tempo (em inglês é o "fuel flow").

FMS(1) = (ing.) "Flight Management System" ou Sistema de Gerenciamento de voo. Sistema computadorizado que permite a programação e o gerenciamento do voo (Normalmente utilizado por aeronaves de transporte).

FMS(2) = (ing.) "Foreign Military Sales". Organização do Governo dos Estados Unidos da América que gerencia a venda de material militar, de sua fabricação, a países estrangeiros.

FOD = sigla formada pelas iniciais das palavras inglesas "Foreign Object Damage" que se refere aos danos causados pela "ingestão", pelas turbinas, de objetos estranhos (quase sempre coisas que estão nas pistas de táxi ou de pouso). A sigla também significa o próprio "objeto estranho".

fogo de São Telmo ou Santelmo = é um fenômeno de eletricidade estática gerado pelo atrito da massa de ar de diferentes temperaturas (e umidades) com as superfícies do avião. Aparece como uma chama azulada cintilante quase sempre nas asas ou no para-brisas, mas às vezes sobre o nariz do avião próximo ao painel. Só é visível a noite ou dentro de fortes tempestades (CB).

foguetão = se refere ao ato de utilizar o requeimador de combustível do motor (pós-combustão ou "after-burner").

Fokker(1) = termo usado pelos oficiais da FAB (dos anos 1960 a 70) para se referir aos aviões de instrução T-21 e T-22.

Fokker(2) = Anthony Fokker, construtor aeronáutico e piloto holandês criador da conhecida Fábrica de Aviões Fokker (anos 1910). Ficou famoso também por inventar a sincronização do motor com as metralhadoras instaladas na fuselagem para permitir o tiro seguro através das hélices nos aviões de caça. O avião triplano (Dreidecker) do famoso "Barão Vermelho" (Von Richtofen) era um Fokker.

folga do manche = os caças F-80 e TF-33 tinham comando da aileron similar às direções hidráulicas dos automóveis atuais porém mais primitivo. A resposta do comando era um pouquinho mais atrasada do que o normal e a informação de realimentação era artificial. Os pilotos antes de se acostumar com o tempo de resposta do sistema "entravam em ressonância" com o comando lateral e faziam, sem querer, balançarem as asas (batiam asas). Contudo, rapidamente se acostumavam com essa característica do avião.

formação = voo conjunto de duas ou mais aeronaves. O posicionamento das aeronaves em vários tipos de formação têm denominações específicas. Consulte "formatura" para detalhes.

formatura básica = Disposição da esquadrilha (quatro aviões, ou seja, dois elementos) na qual os aviões se posicionam em forma de um ">", o líder no vértice. Durante as curvas o líder do "segundo elemento" tem flexibilidade para se afastar um pouco do líder da esquadrilha. Consulte também "finger formation".

formatura batalha = formatura utilizada normalmente por uma esquadrilha (quatro aviões, ou seja, dois elementos) nos percursos mais longos (viagens) ou quando existir a necessidade de se fazer uma curva inesperada e mais rápida com a esquadrilha. Os líderes dos elementos voam em "Linha de Frente" e os alas tomam a posição de "Ataque no 2".

formatura "box" = formatura em que as aeronaves estão dispostas em forma de quadrado (caixa). As da frente e as do fim estão umas ao lado das outras (linha de frente) e as demais em formatura Cobrinha.

formatura cerrada = é uma formatura básica em que o líder do segundo elemento tem que ficar rígido em sua posição durante as evoluções da esquadrilha. Normalmente esta formatura é utilizada durante o voo dentro de nuvens, para que os aviões fiquem o mais próximo possível e assim não percam de vista uns aos outros.

formatura escalonada = formatura em que todos os aviões da esquadrilha ficam de um mesmo lado posicionados numa "diagonal" do líder. Esta formatura é usada antes de uma dispersão, por exemplo, um pilofe.

formatura de procura = formação em que os aviões ficam bem afastados uns dos outros de maneira que os pilotos possam observar todo o espaço aéreo sem ter a preocupação de manter uma posição rígida dentro da esquadrilha (que está diferenciada em altura e mais ou menos em forma de ">").

formatura rota = mesmo que formatura batalha.

"foul" no Tiro Aéreo = falta realizada pela aeronave atiradora quando não cumpre os mínimos previstos estipulados de segurança, como ângulo de aproximação e distância para o alvo. Tudo isso é para nos assegurarmos de que o avião rebocador não receberá uma bala perdida!

frequências = designação dos canais de rádio (frequências) que serão utilizados para as comunicações com os órgãos de controle e entre os aviões das esquadrilhas.

frequência tática = canal de rádio-comunicação utilizado para "conversação" entre as aeronaves de uma mesma formação.

"fudevous de caçarole" = gíria que aparentemente parece o nome de um prato da culinária francesa mas que na realidade significa grande confusão!

fulcro = ponto de apoio, base, ponto principal, origem.

"full" Coronel = vem do inglês coronel cheio. Normalmente existe confusão com referência ao Tenente Coronel e ao Coronel. Ambos são comumente chamados de coronéis. Sendo assim, quando queremos nos referir ao de maior hierarquia dizemos "full" coronel.

full power = (ing.) potência máxima.

full rich = (ing.) totalmente rica, diz-se da regulagem da mistura ar-combustível na qual a proporção de gasolina é a máxima possível para a combustão.

fuselagem = parte principal da estrutura de uma aeronave. Local onde vai a carga útil.

fusiforme = em forma de "fuso" ou seja, similar a um cilindro que tem as extremidades "afinadas".

FZ = abreviatura de Fortaleza, capital do Estado do Ceará.

 


 

 

Temos 56 visitantes e Nenhum membro online