LETRA E

E.A.O.Aer. = Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica, na época situada em Cumbica e hoje fazendo parte da Universidade da Força Aérea no Campo Fontenelle, Rio de Janeiro.

EB = Exército Brasileiro.

ECA = Esquadrão de Controle e Alarme

ECP = Erro Circular Provável, área circular, centrada no alvo, cujo raio tem 50% de chances de ser atingido pelo projétil (bomba). O ECP é medido em unidades de distância (normalmente em metros).

E.I.A. = Esquadrão de Instrução Aérea da Academia da Força Aérea.

EEAer = no caso se refere à Escola de Especialistas da Aeronáutica que fica na Cidade de Guaratinguetá (SP) e é responsável pela formação de sargentos especialistas

EEXD = sigla que, para fins de controle de operações e manutenção, significa voo de experiência diurno.

eflúvios mais etílicos = emanações invisíveis que se desprendem de um fluido, no caso as bebidas alcoólicas.

EGIR = (ing.) Equipamento eletrônico que integra as informações do GPS (Sistema Global de Posicionamento - "Global Positioning System"), INS (Sistema de Navegação Inercial - "Inertial Navigation System") e do Radar Altímetro. "Embedded GPS/INS/Radar Altimeter".

Eisenhower = Dwight David Eisenhower, General (5 estrelas). Foi comandante supremo da forças aliadas durante a 2a Guerra Mundial e depois o 34o Presidente dos Estados Unidos. Faleceu em 1968.

elemento = menor conjunto de aviões de caça sendo formado por duas aeronaves, uma líder e uma ala. O ala é denominado também de "número 2".

el encaudador = (esp.) aquele que encauda, ou seja, aquele que é bom piloto de combate aéreo e consegue se colocar sempre atrás (cauda) do avião oponente.

embandeirar = consulte "passo bandeira".

empenagem = parte traseira dos aviões onde se encontram as superfícies de estabilização e controle de direção e arfagem.

empombado = brabo, irrita-se com facilidade...

emprego "ar-solo" = missão de ataque a alvos no solo podendo ser tiro terrestre (TT), lançamento com foguetes (LF) ou bombardeio.

EMRA = consulte ERA.

encaudado / encaudar = O combate aéreo visual de curto alcance, em treinamento, é considerado acabado quando um dos combatentes entra em posição de tiro atrás do outro, ou seja, na direção da cauda do vencido.

encharutar = diz-se de quando o paraquedas não abre completamente e toma a forma de um charuto (ou fuso).

energia, manter a energia = em um combate, ou manobra tática, é necessário que o piloto não perca (desperdice) a energia de que o avião está possuído, ou seja, se o avião está em alta velocidade, e é necessário reduzir esta velocidade, basta subir sem acelerar o motor. Desta maneira o avião irá diminuir a velocidade mas ganhará altura. Sendo assim trocamos velocidade por altura e a nossa energia cinética (massa e velocidade) foi trocada por energia potencial (massa e altura). Se tivéssemos usado o freio aerodinâmico também teríamos perdido velocidade porém grande parte da nossa energia seria simplesmente transformada em calor e desperdiçada na atmosfera... Para voltar à velocidade anterior seria necessário gastar mais combustível acelerando o motor. Ao contrário, se estivermos numa posição mais alta, basta descer e a gravidade acelerará o nosso avião, com bastante rapidez, para a alta velocidade anterior sem que precisemos gastar mais combustível para isto.

enfiado = mais do que próximo. Na realidade, o plano vertical imaginário que tangencia o nariz do avião está passando além da cauda do avião da frente...

engajar = entrar em combate, travar combate.

engasgamento dos canhões = na realidade, o canhão não engasga, ele para mesmo, por motivo de defeito na "alimentação" de munição.

engava = do verbo "engar", estar habituado a..., conviver com ...

engrenado = diz-se das pessoas que se antecipam às coisas que precisam ser feitas e as fazem com perfeição ou de algo bem feito e com rapidez.

enrabar = o combate aéreo, de treinamento, é considerado encerrado, quando um dos combatentes entra em posição de tiro atrás do outro, ou seja, na direção da "cauda" ou "rabo" da aeronave "perdedora".

entrar em forma = Manter o avião na posição prevista dentro de uma esquadrilha.

envelope de partida do motor = os motores a turbina, após parados em voo, só podem ser "religados" se a aeronave estiver dentro de certos limites de altitude e de velocidade estipulados pelo fabricante. As altitudes e velocidades, dentro desses limites, estão no "envelope de partida".

E.P.C.Ar ou EPCAR = Escola Preparatória de Cadetes do Ar. Escola de Nível Médio administrada pelo Comando da Aeronáutica e situada no Município de Barbacena (MG).

ERA = Esquadrão de Reconhecimento e Ataque, unidades que depois foram substituídas pelos Esquadrões Mistos de Reconhecimento e Ataque (EMRA). Cada um desses esquadrões tinha antes da sua sigla o ordinal referente ao Comando Regional em que estava sediado (exemplo: o 3o EMRA estava sediado na área do Terceiro Comando Aéreo Regional).

esbórnia = qualquer tipo de reunião que degenera em uma amigável bagunça, exemplo: "tocou a maior esbórnia na cerimônia de casamento..." . Normalmente as "ximbocas" esquetam e viram uma grande esbórnia !

escalão(1) = refere-se ao nível de manutenção de uma aeronave. As aeronaves podem "sofrer" reparos ou revisões de manutenção nos seguintes níveis:
  • 1o escalão = manutenção que pode ser executada no próprio páteo de estacionamento (nível pista);
  • 2o escalão = manutenção mais demorada porém realizada na própria unidade operadora (nível esquadrão);
  • 3o escalão = manutenção mais complexa e realizada na Base de apoio (nível base); e
  • 4o escalão = manutenção de grandes proporções ou de alta complexidade realizada em parque de aeronáutica (nível parque).

escalão(2) ou escalonada = formatura de aeronaves em que os alas estão todos escalonados de um mesmo lado da aeronave líder.

escalonar = ato de trocar a posição de quem (avião) está na formatura. O(s) ala(s) passa(m) da direita para a esquerda do líder ou vice-versa (escalonar para esquerda ou direita).

escambau = gíria que tem o significado de "e muitas outras coisas...", "etc".

escantilhão = significa a imagem projetada no "visor de tiro" do avião e que se usa para fazer a mira. Antigamente era um círculo iluminado na cor "ambar" e com um ponto no centro.

escargots da Bolonha = deve se referir às lesmas de caracol da Borgonha ("escargots de Bourgogne"), região em que se situa a Cidade de Dijon (França) e famosa por suas "lesmas de caracol cozidas com manteiga e alho" que são degustadas com vinho apropriado (para facilitar a digestão do dito "molusco gastrópode") pelos Pilotos de Caça do "Deux-Deux".

Escola dos Afonsos = Escola de Aeronáutica do Campo dos Afonsos no Bairro de Marechal Hermes no Rio de Janeiro (E.Aer.). Escola onde eram formados os oficiais aviadores e intendentes do FAB até o início dos anos 1970. Atualmente esses oficiais, junto com os de Infantaria da Aeronáutica, são formados na Academia da Força Aérea (AFA) no Município de Pirassununga (SP).

escolta = missão em que aeronaves de caça protegem o deslocamento de outras, sejam estas de qualquer tipo.

escoteiros = aviões de escolta.

ESPC = Estágio de Seleção de Pilotos de Caça.

espirrar = aumentar muito o raio da curva ou se afastar, sem querer, do avião líder perdendo assim a sua posição correta na esquadrilha.

Esquadrão = unidade operacional da FAB. Normalmente um Esquadrão, quando se refere ao voo, é composto por até 4 (quatro) esquadrilhas e é uma subparte de um Grupo. O nome também se refere ao pessoal e instalações dessa unidade.

Esquadrão Pampa = 1o/14o Grupo de Aviação localizado na Base Aérea da Cidade de Canoas, Rio Grande do Sul (terra dos pampas).

Esquadrão Seta = consultar "SETA".

esquadrilha = quando se refere ao voo, uma esquadrilha de caça é composta de 4 (aviões) que voam em conjunto (2 elementos) e é uma subparte de um esquadrão. Administrativamente é uma sub-unidade de um esquadrão e compreende suas instalações e pessoal.

Esquadrilha de Adestramento = Algumas Bases Aéreas possuem aviões para uso em viagens administrativas. Essas viagens são utilizadas quase sempre para manter o "adestramento" em voo dos oficiais que não servem nos esquadrões. Os aviões são mantidos e "gerenciados" por um órgão denominado "Esquadrilha de Adestramento", subordinado, normalmente, ao Esquadrão de Comando da Base.

estabilizador = superfícies da fuselagem de um avião onde se encontram os comandos aerodinâmicos de arfagem e direção (profundor e leme). Normalmente as superfícies onde estão os "lemes de direção" são chamadas também de "deriva" ou "deriva vertical".

estágio = nas escolas de formação de aviadores militares, existiam os diversos "estágios" (primário, básico, avançado etc.) que podem ser comparados com os "períodos" nas universidades.

estande / estande de tiro = área onde estão situados os alvos de tiro e/ou bombardeio.

esteira de condensação = ver "trilhas de condensação".

estol = fenômeno da perda de sustentação aerodinâmica do avião.

estol assimétrico = estol em que o avião cai abruptamente para um dos lados (asa) e provavelmente entrará em um "parafuso".

estol de badalo = grave fenômeno de perda de sustentação aerodinâmica no qual o avião cai abruptamente de nariz para baixo chegando a ultrapassar, para trás, a linha vertical com o solo. O seu movimento é similar ao do badalo de um sino...

estol de compressor = o estágio de compressão do motor à jato sofre uma descontinuidade na admissão de ar e não envia ar (oxigênio) suficiente aos queimadores da mistura ar-combustível. Esta falta momentânea, e inesperada, de ar ocasiona o enriquecimento da mistura e o consequente apagamento do motor "por afogamento".

estolar = perder a sustentação aerodinâmica, ou seja, simplesmente deixar de voar...

estratego = apelido, meio pejorativo, dado àqueles que se fazem de estrategistas.

estreifar = do anglo-saxão "strafe" que significa em inglês, da 2a Guerra Mundial, atirar de um caça voando à baixa altura, ou em alemão da 1o Guerra, atacar os soldados ingleses com metralhadora... em português o verbo virou "estreifar".

estrela(1) = Espécie de "moeda virtual", de valor arbitrário, usada para "pagar" algum erro cometido e que não chegue a ser transgressão disciplinar. Normalmente são usadas para "punir" falhas nas técnicas de operação das "máquinas aladas". Alguns Esquadrões inflacionaram tanto o "sistema" que foram criados os "Cometas" (correspondem a 10 estrelas...).

estrela(2) = estrela dourada bordada sobre o bolso esquerdo dos macacões de voo. Significavam, cada uma, 100 (cem) horas de pilotagem de aviões de caça.

estrela(3) = pode se referir a um militar que tem o posto de brigadeiro, general ou almirante (oficiais generais).

Euclides = nome do famoso alfaiate "Euclides", que fazia as melhores fardas para oficiais da FAB. Seu atelier era na Avenida 13 de maio, 23 / sala 1606, no Rio de Janeiro.

exercício de manobra = exercício em que as unidades (Esquadrões) simulam condições de guerra e realizam, diuturnamente, somente missões operacionais.

EXOP = EXercício OPeracional.

Exocet = nome do modelo de míssil francês antinavio AM-39 que pode ser lançado de aeronaves ou embarcações. Ficou famoso durante a Guerra das Malvinas (1982) por ter afundado dois navios da Inglaterra.

extradorso = área superior de uma asa. A superfície da parte inferior é o "intradorso".


 

 

Temos 57 visitantes e Nenhum membro online