25 jul 2015

LETRA A

A = Os aviões P-47 (Thunderbolt) do 1o Grupo de Aviação de Caça na 2a Guerra Mundial tinham pintados no nariz (no anel de velocidade) a letra correspondente à esquadrilha que pertenciam ("A" = vermelha; "B"= amarela ; "C" = azul ; e "D"= verde), seguida de um número ordinal.

A-1 "AMX" = aeronave à jato de ataque (caça) fabricado em consórcio pelas empresas EMBRAER (Brasil), Aermacchi (Itália) e Aeritalia (Itália). O modelo monoposto é o A-1A e o biposto em tandem é o A-1B.

A-3 = Oficial de Operações (3) do Estado-Maior (A).

A-20 "Havoc" = avião de ataque bimotor à explosão, monoposto, trem de pouso triciclo, fabricado pela empresa americana Douglas.

A-29A "Super Tucano" = avião de ataque turbo-hélice monomotor, monoposto, fabricado pela empresa brasileira EMBRAER. A versão de treinamento é o A-29B provida de assentos em tandem.

AAA/SAM = "AAA" se refere à Artilharia Anti-Aérea e "SAM" se refere a míssil anti-aéreo, "surface to air missile".

ACMI = (ing) "Autonomous Air Combat Maneuvering Instrumentation" ou Instrumentação de Manobras de Combate Aéreo Autônoma. Dispositivo que permite a análise dos dados de uma missão de combate aéreo realizado entre aeronaves e prever qual o resultado caso o combate fosse real.

abortar = cancelar o vôo ou alguma fase do vôo.

A.C.C. = (ing.) "Area Control Center", Centro de Controle de Área.

ACISO = Ação vico Social. Operação Militar em que são usados recursos humanos e materiais para prestar "auxílio médico e social" junto a populações em estado de calamidade ou populações mais necessitadas próximas a operações de treinamento militar (manobras e acampamentos).

acordômetro = lista contendo o número do quarto e o horário para o encarregado da portaria dos alojamentos e hotéis de trânsito despertarem os militares lá hospedados.

Adelphi(1) = código de fonia rádio do 1o Esquadrão do 16o Grupo de Aviação. Também dá nome ao próprio Esquadrão. A palavra "Adelphi" provém de uma marca de cigarros (de pouca qualidade) que eram enviados para os militares brasileiros no Teatro de Operações Italiano durante a 2a Guerra Mundial. Em idioma grego a palavra adelphi (αδελφός) significa "irmão".

Adelphi(2) = tradicional saudação dos pilotos de caça para reverenciar pessoas ou fatos. A saudação consiste em todos baterem palmas quatro vezes, em ritmo próprio, e depois gritar a palavra Adelphi !

ADF = do inglês "Automatic Direction Finder", equipamento eletrônico, instalado nas aeronaves, que indica a direção de uma estação transmissora de rádio. Embora antiquado, ainda hoje é usado para auxiliar a navegação aérea. As"velhas águias" o chamam de "radio goniômetro". Consultar também "VHF-DF".

Adieu, mon bon frère: mission très bien accompli! = (fra.) Adeus, meu bom irmão: missão muito bem cumprida!

Adolf Galland = Adolf Joseph Ferdinand Galland foi um dos mais famosos pilotos de caça alemães da 2a Guerra Mundial. Realizou um total de 705 missões de guerra (280 na Guerra da Espanha) e abateu um total de 104 aeronaves sendo que 8 dessas pilotando o jato Me-262. Foi o 2o militar do país a receber a Cruz de Cavaleiro com Espadas e Diamantes da Cruz de Ferro ("Schwertern und Brillanten zum Ritterkreuz des Eisernen Kreuzes"). Aos 36 anos tornou-se general Comandante da Caça ("general der jagdflieger"). Terminou a guerra com a patente de Tenente Brigadeiro ("Generalleutenant"). Visitou o Brasil em 1970 e voou em avião do 1o Grupo de Aviação de Caça. Faleceu em 1996 com 83 anos de idade.

Aermacchi = Fábrica de Aviões Italiana, situada na Cidade de Varese. Projetista e fabricante do modelo 326 que foi fabricado sob licença pela EMBRAER com o nome de Xavante (AT-26).

Afonsos = Campo de Aviação do Afonsos situado no Bairro de Marechal Hermes (RJ). A aviação militar do Exército Brasileiro surgiu neste local e deu origem à famosa Escola de Aeronáutica que funcionou até os meados dos anos 1960. Hoje a Força Aérea Brasileira denomina este local de Campo Fontenelle em homenagem ao Brig. Henrique Dyott Fontenelle, primeiro comandante da Escola após a criação do Ministério da Aeronáutica.

afinal = referência à tradicional canção que relata o dia do primeiro vôo solo no avião Thunderbolt (P-47).

After-burner(1) = (ing.) requeimador ou pós-combustão é um dispositivo existente nos motores a jato (normalmente dos aviões de caça), que permite requeimar os gases de escapamento criando assim um empuxo adicional (... e um aumento descomunal no consumo!).

"afterburner"(2) = prova de destreza que faz parte de competição "esportiva" entre os Pilotos de Caça. Cada concorrente tem que tomar, no menor tempo possível, o licor pegando fogo em um cálice. Para dificultar um pouco, o "atleta" não pode usar as mãos!

agressors = (ing.) agressores ou atacantes. Esquadrão da Força Aérea Americana cuja função é simular possíveis inimigos durante os exercícios de combate aéreo. Alguns dos aviões F-5E adquiridos pela Força Aérea Brasileira pertenceram a esse esquadrão. Consulte também "Red Flag".

aileron = superfície móvel das asas que serve para defletir o ar de maneira a incliná-la lateralmente. Normalmente são em número de dois, cada um colocado na parte traseira (bordo de fuga da asa) e próximo às extremidades. Os ailerons movem-se em oposição um ao outro.

AIM = (ing.) sigla para designar os mísseis lançados em vôo para interceptação autoguiada de alvos aéreos ("Air launched Intercept-aerial guided Missile"). O primeiro desses mísseis que o Brasil possuiu foram os modelos AIM-9B que eram usados nos F-5E.

air brake = (ing.) freio aerodinâmico.

Air Medal = (ing.) Medalha do Ar (Estados Unidos)

Air-ground gunner = (ing.) Manual de tiro aéreo e de armas portáteis do Exército Americano.

Ajudância = é uma das seções de uma unidade militar. Esta seção é responsável pela parte administrativa do Esquadrão, principalmente a parte de controle de pessoal. Consulte também "Sargenteação".

Ala = Aquele que segue o líder. Cada tipo de aeronave possui uma referência para cada tipo de formatura, que deve ser mantida pela aeronave ALA. A menor esquadrilha de Caça tem dois aviões, um "LÍDER" e um "ALA". A esse conjunto de aviões dá-se o nome de "elemento".

ALADA = O atual Grupo de Defesa Aérea (GDA) era denominado de Ala de Defesa Aérea (ALADA) a qual também incorporava o que é hoje a Base Aérea de Anápolis (BAAN).

Albergo Neptuno ou Nettuno = albergue (hotel) onde ficavam hospedados os oficias do 1o Grupo de Aviação de Caça na Cidade de Pisa (Itália) em 1945.

aldabra = tranca, tranqueta.

alerfa = palavra aglutinada que significa fase de alerta ou fase em que se desconfia que algo de errado pode estar acontecendo com o voo de uma determindada aeronave.

alerta = diz-se da aeronave e/ou do piloto que estão preparados para decolar e efetuar uma interceptação.

algodão = nuvens muito brancas e em flocos (cúmulus).

alijamento de bombas (carga) = soltar as bombas (carga) em emergência para aliviar rapidamente o peso da aeronave ou soltar as bombas (carga) em local seguro (pré-determinado) visto que o pouso com bombas a bordo deve ser evitado por razões de segurança.

alijamento de combustível = alguns aviões têm a capacidade de comandar a abertura em vôo de válvula que permite o alijamento de combustível com a finalidade de diminuir o seu peso de pouso ou diminuir o risco em uma situação de probabilidade de fogo durante o pouso.

all aspect = (ing.) "todos os lados (posições)". Diz-se do míssil que tem a capacidade de "enxergar" um alvo que esteja em qualquer lugar do seu entorno e do seu raio de alcance.

alto-coturno = pessoa socialmente importante e de alta hierarquia. Coturnos, hoje em dia, são calçados tipo meia-bota usados pelos soldados. Na Grécia antiga eram usados pelos deuses, semi-deuses e heróis lendários...

Alto da Balança = parte norte da Base Aérea de Fortaleza onde existia uma pequena pista utilizada também pelo aeroclube do Ceará e onde ficam as instalações principais da Base.

alto-subsônico = velocidade próxima à velocidade do som na qual, apesar da grande velocidade, o consumo de combustível é significativamente inferior do que em qualquer velocidade trans-sônica.

alvo acústico = alvo provido de um dispositivo tipo microfone que capta o som dos projéteis em um pequeno espaço volumétrico do seu entorno e com isso computa, automaticamente, os acertos e os transmite para o juiz controlador (Barrica).

AMAN = Academia Militar das Agulhas Negras. local onde são formados os oficiais de carreira do Exército Brasileiro (EB). Está situada no Município de Resende (Rio de Janeiro) próxima à Serra de Itiatiaia cujo ponto mais alto é o Pico das Agulhas Negras que sede o nome à Academia.

Amarelo 14 = Avião Mersserschmitt 109 (Me 109 ou Bf 109) do famoso piloto da Luftwaffe, Hans Joachim Marseille.

amplexo = abraço

AMT = (ing.) "Aviation Mission Trainer"

AMX = consultar A-1.

anacreonte = chingamento "técnico" do instrutor para com a ignorância do aluno. Mais usado em sua forma compacta "anacra" (nada tem a ver com o poeta grego Anacreonte).

ANCE = sigla para "Aeronave Não Completamente Equipada". Alerta que alguns equipamentos da aeronave (militar) não estão instalados ou funcionando.

anel de velocidade = carenagem "redonda" que envolve os motores dos aviões. Sua finalidade é diminuir a turbulência do ar, melhorando a refrigeração do motor e reduzindo o arrasto.

angle-off = (ing.) "ângulo de afastamento". Diferença angular entre o eixo longitudinal do atacante e o eixo longitudinal do defensor.

ângulo de ataque = ângulo entre a linha longitudinal do avião e a linha imaginária de seu deslocamento no ar ou vento relativo (ângulo "alfa").

anóxia = É a ausência de oxigênio (O2). É um agravante da Hipóxia (ver nesse Glóssario, letra H). 

Anti-G = Equipamento usado pelos pilotos de caças a jato. Normalmente constituído de um culote inflável, tipo vestimenta de vaqueiro, que é colocado sobreposto ao macacão de vôo e conectado ao sistema de pressurização da aeronave. Ao inflar, em função das acelerações "G", aperta as pernas e o abdômen do piloto, restringindo assim o fluxo de sangue para as partes inferiores do corpo. Desta maneira mantém por mais tempo a irrigação de sangue nos órgãos da cabeça aumentando a resistência do piloto para a perda de visão e da consciência.

antigão = diz-se daquele militar que tem mais tempo de serviço ou, que tem muita experiência em uma determinada área de conhecimento ou, aquele que tem maior posto ou hierarquia. Veterano.

any way = (ing.) de qualquer maneira.

apex = ponto mais alto, ápice.

apnéia = suspensão passageira da respiração, ou seja, prender a respiração.

apócrifa = obra para qual não se sabe a autoria ou autenticidade.

apoio mútuo = quando uma aeronave protege a outra, ou seja, a que está com alguma incapacidade é protegida e acompanhada por outra que lhe dará todo apoio possível e, se for o caso, marcará a posição onde ela pousar fora de campo ou onde o piloto se ejetar...

APP AN = Controle de Aproximação de ANápolis ("APProach" em inglês).

aprestada = pronta, preparada.

apronto = o mesmo que Brifim.

APU = (ing.) "Auxiliary Power Unit". Fonte de força auxiliar utilizada para fornecer energia para a aeronave em várias situações, principalmente para que seja(m) dada(s) a(s) partida(s) no(s) motore(s). Essas fontes podem ser integradas ao avião ou externas e acopladas à aeronave quando necessário.

Aquiraz = Município do Ceará onde se encontrava o estande de tiro utilizado pelo 1o/4o G.Av. (Esquadrão Pacau).

araponga = "agente secreto". Este apelido é devido ao "codinome" de um agente fictício de uma novela de televisão que foi muito famosa.

Aratacal = Região Nordeste do Brasil (originariamente se referia à Região Norte). Os habitantes são chamados de "aratacas".

arbalete = espingarda de caça submarina cuja propulsão do arpão é dada por tensionamento de elásticos.

arborizar = ato de "pousar" em cima de uma árvore. Este termo é muito usado pelos pilotos de asas delta e parapentes (veículos ultraleves não motorizados).

Areinha(1) = apelido do veterano Antônio Rodrigues de Oliveira que durante a 2a Grande Guerra serviu com a graduação de cabo no 1o Grupo de Aviação de Caça na Itália. Após a guerra galgou as promoções até suboficial. Durante muito tempo (anos 60 e 70), como sargento, foi chefe da Sargenteação ("secretaria") do 2o/1o Gp Av Ca. Alem de ser o militar de mais idade e de maior vivência, era também a pessoa com mais simpatia e "autoridade" no Segundo Esquadrão. Algum resquício de trauma de guerra o levava, às vezes, a se deslocar para o centro do hangar e, para extravasar as tensões, dar o seu famoso "grito de guerra": Areeeeiiiiinha!

Areinha(2) = "Cabo Areinha" charges humorísticas nas quais os personagens simbolizam os esquadrões da caça, sendo que a FAB, como entidade, é "personalizada" pelo personagem título, o "Cabo Areinha". A escolha do nome "Areinha" foi em homenagem ao veterano Antônio Rodrigues de Oliveira que foi cabo durante a 2a Grande Guerra.

arena = porção do espaço aéreo onde se desenvolve um combate aéreo. Arena de combate.

armando = inventando brincadeiras.

Armée de L´Air = (fra.) A Força Aérea Francesa (Armada do Ar).

arnês = conjunto de fitas, suspensórios ou cintos que têm a função de prender o paraquedas ou outro equipamento qualquer a uma pessoa. Arreio.

arredondamento = parte da operação de pouso em que o avião troca a atitude de planeio (descida) pelo vôo paralelo ao solo antes do toque na pista.

arremetida, tráfego curto = desistir do pouso (arremeter) e fazer curva (normalmente pela esquerda) e voltar para fazer o pouso final.

arretado = bonito, de boa qualidade, bem feito etc.

arrostando = olhando de frente, encarando sem medo, afrontando.

artistar = fazer algo para se mostrar ou fazer mais do que o necessário e com isso se arriscar (consultar "GP").

Ás(1) = bom piloto. Consultar "bracinho".

Ás(2) = Líder da esquadrilha ou número 1 da esquadrilha.

ASAP = (ing) letras iniciais de "as soon as possible" que significa "o mais cedo (rápido) possível".

Ás de ouros = "Ás" é o código rádio do líder da esquadrilha, no caso, da esquadrilha de "ouros". Os demais componentes da esquadrilha são numerados, D´Ouros 2, D´Ouros 3 e D´Ouros 4.

asneirômetro = arquivo virtual de asneiras (deslizes intelecto-motores) cometidas por oficiais. As vezes um pouco exagerados e floreados pelos que ouviram contar...

aspira = aspirante.

aspirantado = é o ato ou solenidade de formatura das academias militares do Exército e da Força Aérea. A partir desta data o Cadete passa ao "posto" de Aspirante a Oficial.

Aspirante = militar do Exército e da Aeronáutica que terminou o curso da Academia de Formação de Oficiais (Academia Militar das Agulhas Negras - AMAN, ou Academia da Força Aérea - AFA) e ainda não foi promovido ao posto de 2o tenente ou, na Marinha do Brasil, o militar que está cursando a Escola Naval (EN) com a finalidade de se tornar oficial (ao terminar a Escola é declarado Guarda-Marinha)

assento da esquerda = normalmente o piloto em comando ("Flying Pilot") de um avião de transporte senta-se no assento do lado esquerdo da cabine. Ao contrário, no caso dos helicópteros o assento do comandante é o do lado direito.

assinatura radar = diz-se do tamanho do alvo detectado e que aparece na tela do radar.

AT-26 "Xavante" = avião de treinamento, monomotor a jato subsônico, assentos em tandem fabricado sob licença pela EMBRAER e projetado pela empresa italiana Aermacchi.

AT-29 "Super Tucano" = Versão de ataque, mais moderna, maior, e mais potente do famoso treinador "Tucano T-27" da EMBRAER.

Ataque no1 = dispositivo de formatura usado para atacar alvos no solo (normalmente em estradas ou vias férreas). Os aviões de cada elemento ficam em "cobrinha" e cada elemento se posiciona em um lado da rodovia ou ferrovia. Após os ataques os elementos trocam de lado.

Ataque no2 = quando a esquadrilha se divide em dois "elementos" de dois aviões, para efetuar um "combate aéreo". Dentro do elemento, os alas podem evoluir e se afastar até à distância de "um avião" de seu líder. Atualmente esta formatura é utilizada apenas como treinamento psicomotor, e não mais em manobras de combate aéreo.

atitude = posição da aeronave longitudinalmente em relação ao horizonte. Variação da posição em relação ao eixo transversal ou seja variação da posição do nariz da aeronave para cima ou para baixo. Consultar "ângulo de ataque".

atrito = diz-se da perda no número de pilotos, ou de aeronaves, seja por acidente ou não (perda por atrito).

auto-balance = (ing.) sistema de transferência interna de combustível entre os tanques do caça F-5E que possibilita ajustar o centro de gravidade (CG) da aeronave (balancear). Isto é necessário para que o CG fique dentro dos limites seguros para efetuar quaisquer manobras de combate.

auto-diretores = sistema de direção automática dos mísseis (aéreos e anti-aéreos).

auto-pilot = (ing.) piloto automático.

auto-rich = (ing.) auto-rica. Posição da manete de comando da relação ar-combustível (mistura) do carburador que vai para o motor a explosão. Nesta posição é regulada automaticamente a maior proporção de combustível possível na altitude que se encontra a aeronave (mistura rica).

autoridade "estrelada" = refere-se aos oficiais generais, ou melhor, aos brigadeiros.

aviações = no caso significa "servir" em outros esquadrões que não são de aviões de Caça. Outras aviações...

aviofone = "sistema" bastante antigo de comunicação entre o instrutor de vôo (no assento traseiro) e o piloto aluno (no assento dianteiro). Consistia de um tubo de material plástico que numa extremidade era conectado a um funil (microfone) e na outra a dois auriculares (fones). Pelo funil o instrutor "emitia" as instruções e pelos auriculares, fixados na toca de vôo, o aluno "recebia" as instruções. Simples, extremamente barato e muito eficiente...

AVOP = AViso OPeracional.

Avro C-91 = avião de transporte militar bimotor turbo-hélice fabricado pela empresa inglesa Avro e versão militar do modelo 748. O fabricante foi adquirido depois pela empresa Hawker Siddeley.

AWACS = (ing.) airborne warning and control system. Aeronave que executa controle e o alerta de tráfego aéreo na área de combate.

avionneurs = (fra.) "fabricantes" (e projetistas) de aviões.


 

Temos 63 visitantes e Nenhum membro online