DATAS HISTÓRICAS

(datas de acontecimentos de importância histórica para a Aviação de Caça )

 

Por ordem do mês de ocorrência.

 

  JANEIRO
  

30 janeiro 1910 - Nascimento do Brig. Nero Moura (Patrono da Aviação de Caça e Presidente de Honra da ABRA-PC), em Santa Cruz do Sul - RS.

20 janeiro 1941 - Criado o Ministério da Aeronáutica, pelo Decreto Lei nº 2.961.

-- - janeiro 1958 - Chegada dos primeiros F-80 no 1º/4º GAv, num total de 33 aeronaves.

31 janeiro 1980 - O 3º/10º Grupo de Aviação (Esquadrão Centauro) passa a ser unidade de Caça.

17 janeiro 1995 - O Brig. Nero Moura é consagrado Patrono da Aviação de Caça.

09 janeiro 2002 - O 1º/4º GAv (Esquadrão Pacau) é transferido da Base Aérea de Fortaleza - CE, para a Base Aérea de Natal - RN, de modo a concentrar toda frota de AT-26 Xavante numa única Base.

 

FEVEREIRO

12 fevereiro 1953 - Primeiro voo de avião Gloster com piloto brasileiro. Realizado pelo Maj. João Eduardo Magalhães Motta (Chefe da COMFIREM) com um piloto de provas da companhia Gloster, em Moreton Valence, ao norte de Londres, Inglaterra.  

09 fevereiro 1970 - Ativação da Primeira Ala de Defesa Aérea (1ª ALADA), cujo 1º Comandante foi o Maj. Piragibe Fleury Curado.

11 fevereiro 2004 - Criado o 3º/3º Grupo de Aviação (Esquadrão Flecha), com sede na Base Aérea de Campo Grande - MS.

 

MARÇO
  

24 março 1947 - Criado o 1º/10º Grupo de Aviação (Esquadrão Poker) na Base Aérea de Cumbica - SP.

24 março 1947 - Criado o 1º/14º Grupo de Aviação (Esquadrão Pampa), na Base Aérea de Canoas - RS.

06 março 1972 - Primeiro voo de um Mirage III em Bordeaux com as cores e emblema da FAB.

27 março 1973 - Realizado o primeiro voo de uma aeronave supersônica da FAB no Brasil, com um Mirage III (F-103E).

06 março 1975 - Chegada dos primeiros aviões F-5B ao Brasil. Pousaram no Galeão as aeronaves FAB 4800, 4801 e 4802.

 

ABRIL
  

22 abril 1944 - O Maj. Nero Moura, Cmt do 1º Gp Av Ca, é promovido a Ten. Cel. durante o período de treinamento em Orlando - EUA.

22 abril 1945 - Dia em que o 1º Grupo de Aviação de Caça cumpriu o maior número de missões de guerra no Teatro de Operações da Itália.

22 abril 1974 - Último voo do Gloster, em traslado do F-8 FAB 4460, pilotado pelo Maj. Alfredo Severo Luzardo, da BASC para o MUSAL, no Campo dos Afonsos - RJ.

11 abril 1979 - Criado o Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1o GDA - "Jaguar"), pelo Decreto Presidencial Reservado Nº 4.

22 abril 1986 - O Brig. Nero Moura é designado Patrono da Aviação de Caça.

22 de abril - DIA DA AVIAÇÃO DE CAÇA.

  
MAIO
  

02 maio 1945 - Voada a última missão de guerra do 1º Grupo de Aviação de Caça no Teatro de Operações da Itália.

22 maio 1953 - Primeiro voo de avião Gloster no Brasil. Realizado no TF-7 FAB 4300, tendo como pilotos o Brig. Nero Moura (então Ministro da Aeronáutica) e um piloto de provas da companhia Gloster.

09 maio 1954 - Último voo do P-40K (FAB 4035), em voo de experiência no qual faleceu o piloto, Cap. Flávio Argolo, devido a falha estrutural da aeronave. Voo este realizado em Canoas no 1º/14º GAv.

04 maio 1976 - 1ª missão de REVO no Brasil. Tripulação do Gordo (KC-130H FAB 2462): Ten. Cel. Wilson Freitas do Vale (Cmt do Grupo) e Cap. Bernardino Adalto de Paiva Neto. Jambocks: Ten. Cel. Carlos de Almeida Baptista (Cmt do 1o GAvCa), no F-5E 4828 e Ten. Cel. Sérgio Ribeiro no F-5E 4854.

 

JUNHO
  

06 junho 1975 - Chegada dos primeiros aviões F-5E ao Brasil. Pousaram no Galeão as aeronaves FAB 4820, 4821 e 4823 (o F-5E FAB 4822 acidentou-se alguns quilômetros antes do pouso no Galeão, com perda total e falecimento do piloto).

14 junho 1979 - Realizado voo inédito de 2 F-5E, sem REVO, de SC para FZ. Pilotos: Ten. Cel. Sérgio Ribeiro e Maj. Euro Duncan (Cmt. e Op. do 1o GAvCa), nas Anv 4849 e 48....

10 junho 1999 - Criado o Ministério da Defesa (MD), pela Lei Complementar nº 97.

 

JULHO
  

20 julho 1873 - Nascimento de Alberto SANTOS-DUMONT na Fazenda Cabangu, na Cidade de Palmira (hoje Santos Dumont) - MG.

23 julho 1932 - Falecimento de Alberto SANTOS-DUMONT, na Cidade de Guarujá - SP.

16 julho 1945 - Chegada oficial do 1º Grupo de Aviação de Caça ao Rio de Janeiro. Os 19 aviões P-47 (modelo D-40) vieram da Cidade de San Antônio, no Texas (EUA) e pousaram no Campo dos Afonsos, pilotados por veteranos do Grupo e liderados pelo Ten. Cel. Nero Moura.

30 julho 1957 - Último dia de instrução com aeronave P-47 no 1º/4º GAv.

-- - julho 1998 - A FAB, representada pelo 1º/16º GAv, comandado pelo Maj. Salvatore, participa pela 1ª vez do exercício Red Flag em Las Vegas - EUA, cumprindo missões ar-solo com 6 aeronaves A-1A.

-- - julho 2008 - A FAB, representada pelo 1º/14º GAv, comandado pelo Ten. Cel. Fleury, participa pela 2ª vez do exercício Red Flag em Las Vegas - EUA, cumprindo missões ar-ar com 6 aeronaves F-5EM.

 

AGOSTO
  

17 agosto 1944 - Criado o 2º/1º Grupo de Aviação (Esquadrão Pacau) na Base Aérea de Natal, pelo decreto nºo 6796.

26 agosto 1986 - Realizado o voo de maior duração que se tem notícia no Brasil e quiçá no mundo com Anv F-5E sem pouso intermediário, tornando-se, a partir dessa data, recorde nacional de permanência em voo de aeronaves de caça
A missão tinha como objetivo demonstrar ao Comando da área Logística a possibilidade de voar com segurança mais de 6 horas contínuas, tendo em vista limitação imposta pela TO em função do consumo de óleo do motor. Consistia de vários trechos de navegações rasante e altante, exercícios de varreduras de áreas, com ataques simulados a Bases Aéreas e Organizações da FAB e alvos de oportunidade em trechos de Reconhecimento Armado.
Foram 09h:45 de voo com 5 reabastecimentos em voo (REVO), realizados pelo Pif-Paf D'Ouros do 1º GAvCa com 4 F-5E equipados com tanque ventral de 275 galões. A missão constou de um circuito fechado, com decolagem e pouso de SBSC, passando por Florianópolis, Santa Maria (ataque simulado à BASM), Canoas (ataque simulado à BACO), Curitiba (Ataque simulado ao CINDACTA), Pirassununga (ataque simulado à AFA), Uberaba/Anápolis (trecho de Reconhecimento Armado das rodovias e ataque simulado ao 1º GDA), Natal (ataque simulado à BANT) e Área Resende - RJ (6 exercícios de interceptações subsônicas e supersônicas). Foram realizados 5 reabastecimentos em voo sendo 01 (um) rasante e 04 (quatro) altantes, todos em ROTA, em POCRES pré-determinados, de modo a atender a navegação planejada.
A esquadrilha, Pif-Paf D'Ouros, era formada pelos seguintes Pilotos: Ás - Ten. Cel. Potengy (Cmt do 1º GAvCa); #2 - Ten. Yuan; #3 - Maj. Aymone (S-3 do 1º GAvCa); e #4 - Ten. Proença.
O COMREVO foi o Maj. Azzi, também Caçador. A aeronave reabastecedora, KC-130 do 1º/1º GT, teve que, inclusive, pousar em Pirassununga para reabastecimento, de modo a poder transferir todo o combustível necessário ao cumprimento da missão.
Todas 4 aeronaves pousaram em segurança e sem panes ao término da missão.

05 agosto 1991 - Criada a  3a Força Aérea (FAe III), com sede no Sítio do Gama, em Brasília - DF.

10 agosto 1995 - Criada a Associação Brasileira de Pilotos de Caça (ABRA-PC), na Base Aérea de Natal (Parnamirim) - RN, em assembléia constituida para essa finalidade.

22 agosto 2003 - Realizado voo de maior duração sem pouso intermediário de aeronave de caça que se tem notícia no Brasil. Foram 10:05 de voo com 3 reabastecimentos em voo (REVO), realizados pela esquadrilha Gama Centauro do 3º/10º GAv, com 2 A-1A, FAB 5533 e 5538, equipados com 2 tanques subalares de 1.100 galões. A missão teve início as 7:15 local em SBSM e término as 17:20 local em SBNT. Constou de um REVO em Cuiabá, navegação rasante para ataque à pista de Santarém, segundo REVO em Parintins, nova navegação rasante pelas fronteiras do Suriname e Guiana Francesa, sobrevoo do Oiapoque, contornando o cabo Orange (extremo norte do País), terceiro REVO em Macapá, última navegação rasante a partir de Fortaleza  até o pouso final em Natal, percorrendo cerca de 7.100 Km. Foram realizados 3 reabastecimentos em voo altantes no KC-137 do 2º/2º GT, todos em ROTA e em POCRES pré-determinados, de modo a atender a navegação planejada. A missão tinha como objetivo avaliar a capacidade das equipagens de combate e da aeronave A-1 de cumprirem missões de cunho estratégico, além de quebrar o recorde nacional de permanência em voo de aeronaves de caça, pertencente ao Pif-Paf D'Ouros do 1º GAvCa de 1986 (vide texto em 22 agosto 1986 nesta página). A esquadrilha, Gama Centauro, era formada pelos seguintes Pilotos: Ás - Maj. Ribeiro (S-3 do 3º/10º GAv); #2 - Cap. Kabzas (S-1 do 3º/10º GAv), que alternaram a liderança da esquadrilha durante todo o voo. O COMREVO foi o Maj. Parente, S-3 do Esquadrão Corsário. A aeronave reabastecedora decolou de Natal e teve que, inclusive, pousar em SBBE para reabastecer de modo a poder transferir todo o combustível necessário ao cumprimento da missão. Todas as duas aeronaves pousaram em segurança e sem panes.

 

SETEMBRO
  

03 setembro 1971 - Primeiro voo do AT-26 (Xavante). Voo de ensaio com o Maj. Carlos Rubens de Rezende e o piloto de provas da EMBRAER Basílico Freire Neto, no FAB 4462.

28 setembro 1995 - Criado o 1º/3º Grupo de Aviação (Esquadrão Escorpião), com sede na Base Aérea de Boa Vista - RR, pela Portaria R-619/GM-3.

28 setembro 1995 - Criado o 2º/3º Grupo de Aviação (Esquadrão Grifo), com sede na Base Aérea de Porto Velho - RO, pela Portaria R-619/GM-3.

03 setembro 2006 - Chegada dos dois primeiros F-2000 no Brasil as 14:30z em Anápolis. FAB 4932 e 4940. Ambas aeronaves foram trasladadas em voo desde Orange (França) até Anápolis, com pouso intermediário em Dakar. As tripulações foram as seguintes: na perna Orange - Dakar (dia 02/09/2006 - 5:10 de voo), Ás: TCel Bezier, #2: Cap Forget / Maj Grolla; na perna Dakar - Anápolis (dia 03/09/2006 - 06:00 de voo), Ás: Cap Crosnier, #2: Asp Besnault / Cel Leclerq. A exceção do Maj Grolla, todos os demais pilotos eram franceses.

  

OUTUBRO
  

23 outubro 1906 - Primeiro voo oficial de aeronave mais pesada do que o ar autopropulsada (14 Bis), pilotada por Alberto SANTOS-DUMONT, no Campo de Bagatelle, na cidade de Paris - França.

6 outubro 1944 - Chegada dos componentes do 1º Grupo de Aviação de Caça ao Teatro de Operações de Guerra Europeu, na Cidade de Livorno (Itália), a bordo do navio americano USS Colombie.

16 outubro 1944 - Chegada do primeiro P-47 em Natal, com destino à Escola Técnica de Aviação, em Cumbica, atual Escola de Especialistas da Aeronáutica.

29 outubro 1970 - 1º voo do F-8 FAB 4460 (que se encontra no MUSAL). Voo de experiência realizado pelo Maj. Sérgio Ribeiro, no Parque de Marte - SP.

30 outubro 1970 - Traslado do F-8 FAB 4460, do Parque de Marte - SP para a BASC, tendo como piloto o Maj. Sérgio Ribeiro.

23 outubro 1974 - Primeiro voo de um F-5B FAB 4800 na empresa Northrop, na Cidade de Palmdale, Califórnia (EUA).

23 de outubro - DIA DO AVIADOR.

 

NOVEMBRO
  

30 novembro 1957 - Por ordem superior, o P-47 deixa de voar definitivamente na FAB.

19 novembro 1971 - Chegada dos AT-26 (Xavante) na BASC. Os cinco primeiros, incluindo o FAB 4462, chegaram com os pilotos que fizeram o curso inicial na EMBRAER.

10 novembro 1978 - Criado o 3º/10º Grupo de Aviação (Esquadrão Centauro) na Base Aérea de Santa Maria - RS.

07 novembro 1988 - Criado o Núcleo do 1º/16º Grupo de Aviação, na Base Aérea de Santa Cruz - RJ, pela Portaria R-535/GM-3.

 

 

  
DEZEMBRO
  

18 dezembro 1943 - Criado o 1º Grupo de Aviação de Caça (Jambock), pelo Decreto no 6.123.

28 dezembro 1943 - Designado o Maj. NERO MOURA como primeiro Comandante do 1º Grupo de Aviação de Caça (1º GAvCa).

15 dezembro 1944 - Primeiro voo de P-47 (modelo "B" - FAB 4103 nº 41-6037) no Brasil, pilotado pelo 1º Ten Magalhães Motta, em traslado de Natal para a Escola Técnica de Aviação, em Cumbica, atual Escola de Especialistas da Aeronáutica.

7 dezembro 1956 - Criado o 2º/5º Grupo de Aviação (Esquadrão Joker), com sede na Base Aérea de Natal - RN.

7 dezembro 1956 - O 1º/4º Grupo de Aviação (Esquadrão Pacau) passa a ser unidade de Caça, sediado na Base Aérea de Fortaleza - CE.

-- - dezembro 1957 - Chegada dos 4 primeiros TF-33 no 1º/4º GAv.

-- - dezembro 1978 - O 1º/10º Grupo de Aviação (Esquadrão Poker) é transferido da Base Aérea de Cumbica - SP para a Base Aérea de Santa Maria - RS.

17 dezembro 1994 - Falecimento do Brig. Nero Moura (Patrono da Aviação de Caça Brasileira e Presidente de Honra da ABRA-PC), com 84 anos de idade.

31 dezembro 2005 - Último voo da aeronave F-103 no Brasil: FAB 4924 e FAB 4925, ambos F-103E. Missão 44F, pilotadas, respectivamente, pelos Ten. Cel. Isaías e Maj. Giancarlo, Comandante e Operações da Unidade à época.

03 dezembro 2010 - Último voo do AT-26 (Xavante) em Esquadrão Operacional na FAB: traslado de 12 aeronaves desde Natal até o Parque de Material de Recife. A aeronave do Líder e Comandante do 1º/4º GAv à época, Ten Cel F. Mauro, era o FAB 4462, a mesma que fez o primeiro voo, em 1971. O tempo de voo foi de 00:45 e a última aeronave a pousar foi o #12, FAB 4514, pilotado pelo Comandante da Base Aérea de Natal à época, Cel Décio Dias Gomes.

O Esquadrão Pacau foi assim composto:

 Trunfos:
Ás: Ten Cel F. Mauro (CMT do 1º/4º GAv) - FAB 4462 (1ª aeronave entregue à FAB)
#2: 1º Ten Andreoti - FAB 4469
#3: Maj Fischer/1º Ten Sena - FAB 4570
#4: Cap Rodrigo - FAB 4624

 Ouros:
Ás: Maj Gonçalves (S-3 do 1º/4º GAv) - FAB 4615
#2: Cel Fleury (A-3 da FAe3) - FAB 4530
#3: Maj Mateus - FAB 4495
#4: 1º Ten Dantas - FAB 4560

 Paus:
Ás: Maj Fonseca - FAB 4472
#2: 1º Ten Pascoalino - FAB 4614
#3: Maj Sobral - FAB 4470
#4: Cel Dias Gomes (CMT da BANT) - FAB 4514

15 dezembro 2010 - O 1º/4º Grupo de Aviação (Esquadrão Pacau) é transferido da Base Aérea de Natal - RN, para a Base Aérea de Manaus - AM, e passa a operar os F-5EM.

18 dezembro 2013 - Anunciada a aeronave vencedora do programa F-X2: SAAB Gripen NG, da Suécia.

27 dezembro 2013 - Último voo da aeronave AT-26 no Brasil (FAB). Missão 25FV200. FAB 4509, pilotada pelo Ten Cel Av Santos no translado entre São José dos Campos (CTA-IPEV) e o Parque de Material Aeronáutico do Recife (PAMA-RF), com pousos intermediários em SBBH e SBSV. A última decolagem ocorreu em Salvador, às 18:00Z, e o tempo de voo até Recife foi de 01:20. O último pouso do AT-26 no Brasil (FAB) ocorreu em Recife, às 19:20Z.

31 dezembro 2013 - Último voo da aeronave F-2000 no Brasil: FAB 4948 - F-2000C. Traslado desde a BAAN até o MUSAL, no Campo dos Afonsos, pilotada pelo Cap. Ramalho.

-- - dezembro 2013 - Desativação definitiva das últimas quatro aeronaves AT-26 em operação no Instituto de Pesquisa e Ensaio em Voo (IPEV), FAB 4467, 4495, 4509, 4514. Em 2013, estas matrículas cumpriram a missão de formar caçadores em pilotos de prova da FAB, utilizando o AT-26 como avião base no Curso de Ensaio em Voo. São eles: Maj Av George, Maj Av Vautier, Cap Av Vinícius e Cap Av Alisson.


 

 

Temos 13 visitantes e Nenhum membro online