Luis Felipe PERDIGÃO Medeiros da Fonseca - 2º Tenente Aviador
* 24/12/1922 (Rio de Janeiro, RJ) - † 11/11/1985 (Araruama, RJ)

 

veteranos 45 santos

Família:

Filho de Arnoldo Medeiros Da Fonseca e Maria Luiza Perdigão Medeiros Da Fonseca. Registrado no nascimento como 'Luiz Felippe', teve seu nome retificado para "Luiz Felipe' em 20/09/1967. Casou-se em 01/12/1943 com Marina Ferreira Perdigão da Fonseca (Marina Zanini Ferreira) e tiveram três filhas: Lia, Ruth e Lúcia 

Antecedentes: 

Aspirante a Oficial da turma de 1942. Sentou praça em 17/03/1938 na Escola Naval. Transferido para o Ministério da Aeronáutica. 

Na guerra:

Exerceu a função de Piloto de Combate da Esquadrilha Verde com o código D3. Realizou 85 missões de combate, a primeira em 06/11/1944 e a última em 01/05/1945. Apresentou-se em Suffolk em 14/08/1944, vindo diretamente do Brasil. Promovido a 1º Tenente em 27/11/1944.

Citações de Condecorações Recebidas

Distinguished Flying Cross
General Order 69 de 18/06/1945

"Por extraordinária ação heróica da qual participou como piloto de uma esquadrilha de aviões tipo P-47 em 24 de abril de 1945. O Tenente Perdigão liderava uma esquadrilha de quatro aviões em reconhecimento armado na área de Verona, Itália. Nessas vizinhanças uma centena de carros de estrada de ferro carregados de munições estavam alinhados em três linhas paralelas prontas para partir. Conhecedor do perigo que o envolvia, o Tenente Perdigão atacou em voo baixo. A explosão de suas balas ocasionou chamas que se elevaram a mil pés e a fumaça a sete mil pés, destruindo metade dos carros, fazendo uma enorme cratera, a qual seccionou todas as três linhas e danificou os carros restantes da estrada de ferro. Envolvido pelas chamas, o P-47 do Tenente Perdigão foi tão queimado e danificado que ele tinha completa justificativa para abandoná-lo. Recusando fazê-lo, preferiu conduzir o avião de retorno à sua base sobre perigosas montanhas, o que conseguiu somente devido à sua superior perícia de voo e eficiência. Sua coragem e devoção ao dever refletem grande crédito a si próprio e às Forças Armadas das Nações Aliadas."
(a) Thomas M. Lowe - Brigadier General, U.S.A.
Air Medal - 1º Cluster
"Por atuação meritória durante a participação em um voo como piloto de um aviao do tipo P-47 em 30 de janeiro de 1945. O Tenente Perdigão, voando como elemento de uma formação de oito aviões designada para bombardear uma ponte de estrada de ferro vital para o inimigo, pela qual as forças alemães estavam se retirando, demonstrou grandes qualidades de voo, habilidade e despreendimento. Sua contribuição pessoal para o total de danos redundaram na destruição de edifícios adjacentes. Quando regressando à base efetuou ataques a baixa altura, as características de valor, e entusiasmo de combate do Ten. Perdigão infligiram extenso dano às facilidades de transporte do inimigo naquela área. Sua habilidade profissional e tenacidade refletem grande crédito sobre a sua pessoa e sobre as Forças Armadas das Nações Aliadas."
(a) Thomas M. Lowe - Brigadier General, U.S.A.
Air Medal - 2º Cluster
"Por ação meritória quando em ação contra o inimigo pilotava um aviao P-47 em 03 de março de 1945."
(a) Thomas M. Lowe - Brigadier General, U.S.A.
Air Medal - 3º Cluster
"Por atuação meritória quando participou em uma missão de guerra como piloto de P-47 em 30 de abril de 1945. O Tenente Perdigão voou em uma formação de quatro aviões destinada a um reconhecimento armado numa região no norte da Itália. Por habilidosa navegação a formação foi levada através de uma camada de nuvens até o alvo. Alvos de oportunidade foram encontrados e três locomotivas foram atacadas e seriamente danificadas. Continuando a missão de reconhecimento a esquadrilha atacou um comboio inimigo, não obstante o forte fogo antiaéreo inimigo, que conseguiu atingir um avião, destruindo quatro transportes motorizados cheios de munição, um automóvel e danificando outro transporte motorizado. O Tenente Perdigão contribuiu bastante para o sucesso da missão. Sua coragem e entusiasmo pelo combate refletem grande crédito para sua pessoa e para as Forças Armadas das Nações Aliadas."
(a) Thomas M. Lowe - Brigadier General, U.S.A. 

No pós-guerra: 

Ao regressar ao Brasil continuou na FAB, ocupando inúmeros cargos importantes, até sua reforma no posto de Brigadeiro. Acidentou-se com um T-6 em fevereiro de 1958, caindo no mar à noite próximo à Ilha de Itaparica e tendo Perdigão e seu passageiro nadado 8km até a praia apesar de seus ferimentos. O passageiro era um chileno professor de inglês que daria aulas a sargentos da FAB na Base Aéra de Salvador. Perdigão fez os seguintes cursos: Escola Comando do Estado Maior da Aeronáutica, Curso do Estado Maior da Aeronáutica, Curso de Tática Aérea, Curso USBATU, para guerra anti-submarina. Fez cursos referentes ao avião Lockheed P-2V Neptune (P-15 na FAB) em Corpus Christi (Texas) e Jacksonville (Florida), nos EUA. Escreveu o livro 'Missão de Guerra' onde conta suas experiências durante a Campanha da Itália. Após sua reforma, foi servir em Washington, DC (USA) junto ao Banco Internacional de Investimentos, BID. Em 11/11/1985 sofreu um acidente automobilístico na estrada próximo à cidade de São Pedro da Aldeia. Socorrido no Hospital Geral de Araruama, não resistiu aos ferimentos e veio a falecer.

Promoções:  

30/09/1942 Aspirante Aviador
10/05/1943 2º Tenente Aviador
27/11/1944 1º Tenente Aviador
31/05/1946 Capitão Aviador
02/10/1950 Major Aviador
20/01/1957 Tenente Coronel Aviador

Condecorações: 

med cruz aviacao a Cruz de Aviação Fita 'A'
Cruz de Aviação Fita 'B'
med campanha italia Medalha da Campanha da Itália
Medalha da Campanha do Atlântico Sul
med puc Presidential Unit Citation (EUA)
med dfc usa Distinguished Flying Cross (EUA)
med air medal usa Air Medal (EUA)
Croix de Guerre Avec Palme (França)