Rui Barbosa MOREIRA LIMA - 1º Tenente Aviador
* 12/06/1919 (Colinas, MA) - † 13/08/2013 (Rio de Janeiro, RJ)

 

veteranos 45 santos

Família:

Filho de Bento Moreira Lima e Heloísa Barbosa Moreira Lima. Casou-se com Júlia Gonçalves Moreira Lima (Dona Julinha), e teve os filhos Sonia, de quem Júlia estava grávida quando Rui embarcou para a guerra, Vera, falecida em 1948 aos dois anos de idade vítima de pneumonia, e Pedro Luiz, cujo nome é uma homenagem a Pedro de Lima Mendes e Luiz Lopes Dornelles. Seu pai, natural de Picos, MA e formado em Direito pela Faculdade de Direito do Ceará em 1909, era desembargador. Teve nove irmãos: Carlos, José Henrique, Helosine, Abelardo, Antônio, Bento Jr, Raimundo e os gêmeos Clodomir e Cecília. O Maj.Av. Abelardo Barbosa Moreira Lima e seu irmão Antônio falecerem vítimas de um acidente aéreo na Bahia. 

Antecedentes: 

Aspirante a Oficial da turma de 1942. Sentou praça em 1º de abril de 1939. 

Na guerra:

Exerceu a função de Piloto de Combate da Esquadrilha Verde com o código D4. Realizou 94 missões de combate, a primeira em 06/11/1944 e a última em 01/05/1945. Foi um dos vinte pilotos que partiram de Pisa em 18/06/1945 com destino aos EUA para trazerem em vôo os novos P-47D-40 para o Brasil.

Citações de Condecorações Recebidas

Distinguished Flying Cross
General Order 69 de 18/06/1945

"Por extraordinária ação heróica da qual participou como piloto de uma esquarilha de aviões do tipo P-47. Em 11 de março de 1945 o Tenente Lima voava como líder de elemento da primeira seção de uma formação de oito aviões destinada a bombardear uma poderosamente defendida ponte de estrada de ferro do inimigo. Quando a esquadrilha chegou sobre o objetivo o inimigo desencadeou uma acurada barragem de fogo antiaéreo de armas pesadas e leves a qual danificou seriamente o avião do Tenente Lima. Corajosamente escolheu para atacar o objetivo vital e mesmo em face do contínuo fogo inimigo executou um bombardeio preciso, atingindo diretamente com seus impactos a ponte, tornando-a intransitável. Em seguida, por superior habilidade de voo e determinação, retornou com sucesso a uma base amiga a despeito de extrema trepidação do motor e de uma camada de óleo sobre sua capota, a qual obscurecia sua visibilidade externa. A coragem, valor e devoção ao dever do Tenente Lima refletem grande crédito a si próprio e às Forças Armadas das Nações Aliadas."
(a) Thomas M. Lowe - Brigadier General, U.S.A.
Air Medal
General Order 16 de 26/02/1945

"Por atuação meritória durante a participação em um voo como piloto de um avião do tipo P-47. Em 17 de dezembro de 1944 o Tenente Lima vova como número quatro na segunda seção de uma formação de oito caças-bombadeiros designados para bombardear uma edificação ocupada pelo inimigo perto de *****, Itália. Na chegada ao alvo as condições atmosféricas impediram a formação de executar o bombardeio. Não querendo voltar à base antes de lançar suas bombas, a esquadrilha foi direcionada a *****, Itália, onde uma importante ponte ferroviária foi escolhida como alvo. Apesar da prevalescência de um baixo teto de nuvens e de muito baixa visibilidade, o Tenente Lima executou um preciso e acurado bombardeio que resultou na total destruição da ponte. A habilidade, determinação e coragem do Tenente Lima reflete grande crédito sobre si mesmo e sobre as Forças Armadas das Nações Aliadas."
(a) Thomas M. Lowe - Brigadier General, U.S.A.
Air Medal - 1º Cluster
General Order 24 de 15/03/1945

"Por atuação meritória durante a participação em um voo como piloto de um avião do tipo P-47. Em 27 de janeiro de 1945 o Tenente Lima voou numa formação de caças-bombardeiros atacando uma importante linha férrea no norte da Itália. Habilidosamente manobrando sobre território fortemente defendido pelo inimigo para atingir o alvo, o Tenente Lima soltou suas bombas e cortou este elo vital nas linhas de comunicação inimigas. No regresso à base, o Tenente Lima com sua formação atacou em voo rasante diversos comboios, destruindo ou danificando sete transportes a motor e dez veículos. Sua abilidade e determinação refletem grande crédito sobre a sua pessoa e sobre as Forças Armadas das Nações Aliadas."
(a) Thomas M. Lowe - Brigadier General, U.S.A.
Air Medal - 2º Cluster
General Order 56 de 07/06/1945

"Por atuação meritória durante a participação em um voo como piloto de um avião do tipo P-47. Em 6 de março de 1945 o Tenente Rui Moreira voou em uma formação designada para bombardear uma importante ponte ferroviária em Manerbio, Itália. Na chegada ao objetivo ele executou um bombardeio preciso, pessoalmente conseguindo impactos diretos na ponte, cortanto as linhas férreas. O restante da esquadrilha fez quatro impacto diretos na ponte, destruindo-a. Durante o retorno à base a esquadrilha atacou material rodante do inimigo nas vizinhanças, destruindo dois transportes motorizados e danificando nove vagões, onde Tenente Rui Moreira participou igualmente na destruição total . Sua coragem, habilidade e devoção refletem grande crédito sobre a sua pessoa e sobre as Forças Armadas das Nações Aliadas."
(a) Robert S. Israel Jr. - Brigadier General, U.S.A.
Air Medal - 3º Cluster
General Order 63 de 07/06/1945

"Por atuação meritória durante a participação em um voo como piloto de um avião do tipo P-47. Em 17 de abril de 1945 o Tenente Lima voou como membro de uma formação de oito caças-bombardeiros designada para bombardear um importante posto de comando inimigo nas proximidades de *****, Itália. A despeito da visibilidade restrita a formação foi habilidosamente guiada ao alvo, onde mergulhos perfeitamente coordenados resultaram na destruição completa de três casas. Após os mergulhos a formação efetuou audaciosos ataques rasantes com foguetes e metralhadoras, causando a destruição de mais três casas e seveeros danos em quatro outras casas. O Tenente Lima, por sua acuracidade de fogo, participou igualmente na destruição total deste importante objetivo. Seu espírito agressivo e habilidade profissional refletem alto crédito sobre a sua pessoa e sobre as Forças Armadas das Nações Aliadas."
(a) Thomas M. Lowe - Brigadier General, U.S.A.
Air Medal - 4º ClusterGeneral Order 63 de 07/06/1945
"Por atuação meritória quando participava de uma missão de guerra como piloto de P-47 em 26 de abril de 1945. O Tenente Lima voou como ala do guia de uma formação de quatro aviões destinada a um reconhecimento armado em *****, Itália. Devido às más condições do tempo, com nuvens baixas, a Esquadrilha foi obrigada a efetuar um perigoso voo rasante sobre território inimigo. Não obstante, a formação prosseguiu com sua missão. Nas vizinhanças de ***** duas locomotivas foram atacadas e seriamente danificadas. Um comboio foi atacado, resultando na destruição de onze veículos motorizados e mais sete bastante danificados. O Tenente Lima contribuiu bastante para o sucesso da missão. Sua coragem, habilidade profissional e entusiasmo pelo combate refletem grande crédito para sua pessoa e para as Forças Armadas das Nações Aliadas."
(a) Thomas M. Lowe - Brigadier General, U.S.A. 

No pós-guerra: 

Foi Comandante da Base Aérea de Santa Cruz entre 14/08/1962 e 02/04/1964, quando foi então cassado pelo Ato Institucional Nº 1 do Governo Militar por ter se posicionado contra a deposição de João Goulart e contra qualquer processo que não se enquadrasse na legalidade. Terminou sua carreira de aviador com mais de 7.600 horas de voo, sendo 1976 em aviões de caça, das quais 760 em P-47, 136 em P-40 e 580 em F.8. Autor de vários textos sobre aviação e sobre os integrantes do Grupo de Caça, o mais destacado deles o livro 'Senta a Pua', atualmente em sua terceira edição.

Promoções:  

30/09/1942 Aspirante Aviador
10/05/1943 2º Tenente Aviador
27/11/1944 1º Tenente Aviador
31/05/1946 Capitão Aviador
02/10/1950 Major Aviador
20/01/1957 Tenente Coronel Aviador
22/04/1963 Coronel Aviador
09/04/1964 Brigadeiro
09/04/1964 Major Brigadeiro
24/05/2016 Tenente Brigadeiro

Condecorações: 

Ordem do Mérito Aeronáutico - Grande Oficial
med cruz aviacao a Cruz de Aviação Fita 'A'
Cruz de Aviação Fita 'B'
med campanha italia Medalha da Campanha da Itália
Medalha da Campanha do Atlântico Sul
Medalha do Mérito Santos Dumont
med pacificador Medalha do Pacificador
med puc Presidential Unit Citation (EUA)
med dfc usa Distinguished Flying Cross (EUA)
med air medal usa Air Medal (EUA)
Croix de Guerre Avec Palme (França)
med orden abdon calderón segunda classe Orden de Abdón Calderón (Equador)
med sem barreta Piloto Honorário de la Fuerza Aérea de Chile