João Maurício Campo de MEDEIROS - 2º Tenente Aviador
* 15/04/1921 (Rio de Janeiro, RJ) - † 02/01/1945 (Alessandria, Itália)

 

veteranos 45 santos

Família:

Filho de Maurício de Medeiros e Marianna Isabel da Silva Lobo.  

Antecedentes: 

Aspirante a Oficial da turma de 1942.  

Na guerra:

Exerceu a função de Piloto de Combate da Esquadrilha Amarela com o código B5. Realizou 32 missões de combate, a primeira em 11/11/1944 e a última em 02/01/1945. Na sua 32ª missão, em 02/01/1945 foi atingido pela flak próximo a cidade de Alessandria, Itália. Tentou ainda alcançar uma altura suficiente para saltar de pára-quedas, o que logrou com sucesso. Após saltar, entretanto, o vento levou-o para próximo a uma linha de alta tensão e por mais que ele fizesse para se livrar, chocou-se com os fios tendo morte instantânea. O falecimento de Medeiros era totalmente desconhecido pelo Comando do Grupo, uma vez que ele havia sido visto descendo em perfeita condição. Após a guerra, um dos grupos de busca aos mortos e abatidos do GAvCa encontrou sua sepultura, e foi nesse momento que se soube exatamente o que havia ocorrido.

Citações de Condecorações Recebidas

Cruz de Bravura e Cruz de Sangue
O Capitão-Aviador JOÃO MAURÍCIO CAMPOS DE MEDEIROS, em 2 de janeiro de 1945, fazia parte de uma esquadrilha cuja missão era executar um reconhecimento armado na área Genova - Turim - Milão - Bergamo - Brescia - La Spezia. Nas proximidades de Alessandria foi avistada uma composição de estrada de ferro a qual foi imediatamente atacada. Ao se aproximar do objetivo foi a esquadrilha recebida por intenso fogo de artilharia antiaérea, atingindo em cheio o avião do então Tenente Medeiros o qual foi imediatamente presa da chama, indo explodir de encontro ao solo, ocasionando a morte do piloto. O referido oficial demonstrou durante as suas 32 missões de guerra excepcionais qualidades de piloto militar, grande coragem e muita bravura, concorrendo com o seu grande zelo o cumprimento do dever e para ter o 1º Grupo de Caça alcançado o renome que ostenta. O Capitão Medeiros pelas provas que deu torna-se merecedor da eterna gratidão da Pátria.
Air Medal
General Order 14 de 19/02/1945

"Por ação meritória quando participava de uma missão aérea em operações contra o inimigo como piloto de um P-47. Em 18 de dezembro de 1944 o Tenente Medeiros voou como ala do líder em uma formação de oito aviões designada para cortar importantes linhas férreas inimigas entre ***** e *****, Itália. Na chegada ao alvo a formação foi liderada, face a pesada e acurada antiaérea, a um preciso bombardeio resultando na total destruição da ponte ferroviária e de numerosos cortes nos trilhos. O Tenente Medeiros pessoalmente conseguiu um impacto direto nas linhas férreas, danificandp-as. Em posterior demonstração de agressividade a formação buscou alvos de oportunidade nas vizinhanças. Uma locomotiva e oito vagões foram atacados. Nas proximidades, outros oito vagões-plataforma carregados de suprimentos foram atacados e danificados. Ainda adiante, oito vagões-tanque foram danificados, o Tenente Medeiros participando na destruição deste vital conjunto de peças ferroviárias. Sua coragem, sua agressividade e prontidão para o combate refletem grande crédito para si mesmo bem como para as Forças Armadas das Nações Aliadas."
(a) Thomas M. Lowe - Brigadier General, USA.
Air Medal - 1º Cluster
General Order 63 de 07/06/1945

"Por ação meritória quando participava de uma missão aérea como piloto de um P-47. Em 1º de janeiro de 1945 o Tenente Medeiros voava na segunda seção de uma formação de oito aviões designados para bombardear um grande desvio ferroviário de importância vital para o inimigo no norte da Itália. Devido a navegação bem executada a formação foi conduzida ao alvo onde, por cauxa do intenso fogo antiaéreo, o Tenente Medeiro executou um mergulho sem erros, conseguindo impactos diretos sobre os trilhos com suas bombas de 500 libras. O restante da formação acertou seis outros impactos diretos sobre o alvo e vários nas proximidades. Quando retornava à base a formação executou voo de reconhecimento a baixa altura para colher informações sobre os movimentos do inimigo. A perícia, coragem e determinação do Tenente Medeiros demonstrada nessa missão refletem grande crédito para si mesmo bem como para as Forças Armadas das Nações Aliadas."
(a) Thomas M. Lowe - Brigadier General, USA. 

No pós-guerra: 

Promovido a Capitão post-mortem. Seus restos mortais hoje repousam no Monumento aos Mortos da Segunda Guerra Mundial no Rio de Janeiro, RJ.

Promoções:  

23/08/1943 Aspirante Aviador
22/04/1944 2º Tenente Aviador
20/08/1945 1º Tenente Aviador
11/07/1947 Capitão Aviador
20/08/1951 Major Aviador
20/01/1958 Tenente Coronel Aviador
10/07/1963 Coronel Aviador

Condecorações: 

Ordem do Mérito Aeronáutico - Cavaleiro
med cruz bravura Cruz de Bravura
Cruz de Sangue
med cruz aviacao a Cruz de Aviação Fita 'A'
Cruz de Aviação Fita 'B'
med campanha italia Medalha da Campanha da Itália
Medalha da Campanha do Atlântico Sul
med puc Presidential Unit Citation (EUA)
med dfc usa Distinguished Flying Cross (EUA)
med air medal usa Air Medal (EUA)

 

 Boulanger

(Pelo Maj.- Brig.- Ref. Rui Barbosa Moreira Lima)

Conhecido como "Boulanger", nasceu no Rio de Janeiro em 15 de Abril de 1921. O apelido lhe vem de Cabo Frio quando andava pelos 15 anos e manteve uma transa com o pessoal feminino de uma padaria (boulangerie) local e que terminou em uma corrida noturna até o Rio. Ainda criança, foi viver em Paris, onde completou o primário retornando ao Brasil com 10 anos. Escolheu a agronomia como profissão, tendo cursado até o 2o ano. Ao tomar conhecimento da criação do Ministério da Aeronáutica (20 Janeiro de 1941) veio para o Rio tratar de seu ingresso na Escola de Aeronáutica dos Afonsos. Seu curso foi brilhante, destacando-se na pilotagem como um dos melhores da turma. Por seu mérito, foi escolhido como instrutor de voo quando saiu Aspirante Aviador.
 
Declarada a guerra, foi voluntário para compor o 1o Grupo de Caça. Em Aguadulce, já como integrante do Grupo destacou-se principalmente no tiro aéreo, quando ocupou o primeiro lugar. Esportista, excelente dançarino, sempre alegre, foi figura de primeiro plano em todas as nossas comemorações. Obteve com o P-47, o mesmo sucesso conseguido com o P-40 no Panamá. Medeiros, antes de embarcar para o Teatro Europeu, comprou em NewYork um par de pantufas, um robe de chambre estilo chinês e um cachimbo. Iria inaugurar esse material no acampamento de Tarquínia... Um espetáculo à parte no acampamento era a ida de Medeiros ao banheiro. Calçava pantufas, vestia o robe chinês, punha um capacete de aço na cabeça e marchava solene para o banheiro que, diga-se de passagem, era a céu aberto. Enterrava as pantufas na lama e chamava a atenção de todos...

No dia 2 Janeiro de 1945, voando na ala do Dornelles, ao atacar uma locomotiva na estação de Alessandria, seu P-47 foi atingido mortalmente. Estava baixo mas, em uma fração de segundos, abandonou o aparelho. Antes do salto, ainda teve tempo de comunicar aos companheiros que iria deixar a aeronave. Não havendo tempo nem altura suficiente para desviar o paraquedas dos fios de alta tensão, veio a chocar-se com os mesmos, sendo eletrocutado instantaneamente. A confirmação de sua morte, só a tivemos depois da Guerra. Ninguém da sua esquadrilha percebeu o detalhe do choque com fios de alta tensão. Para todos, o Medeiros estava salvo, indo passar o resto da Guerra em um Campo de Concentração.

Morreu lutando... Seu nome hoje engalana o Centro de Civismo da Escola Supletiva Cantagalo, no Rio de Janeiro.