Roberto BRANDINI - 1º Tenente Aviador
* 01/02/1922 (Atibaia, SP) - † 04/01/1990  (Curitiba,PR)

 

veteranos 45 santos

Família:

Filho de João Brandini e Angelina Marchi Brandini. Casou-se em 12/10/1945 com Lays Pereira Brandini (Lays Pereira) e tiveram quatro filhos: Cristina, Elizabeth, Márcia e Frederico. 

Antecedentes: 

Aspirante a Oficial da turma de 1942. Sentou praça em 18/05/1939 na Escola Militar do Realengo. Transferido para o Ministério da Aeronáutica em 20/01/1941. 

Na guerra:

Exerceu a função de Piloto de Combate da Esquadrilha Amarela com o código B5 (2º). Realizou 28 missões de combate, a primeira em 16/11/1944 e a última em 10/02/1945. Promovido a 1º Tenente em 27/11/1944. Na sua 28ª missão de guerra, em 10/02/1945, foi abatido pela flak. Conseguiu saltar de paraquedas, caindo em território inimigo e tendo uma fratura em um dos ossos da cabeça provocado por estilhaços de granada. Foi hospitalizado como prisioneiro de guerra e tratado por médicos alemães que salvaram sua vida. Ficou internado no Campo de Prisioneiros de Bolzano, Itália. Mais tarde quando ia sendo levado com prisioneiro para a Alemanha, foi liberado por tropas Aliadas.

Citações de Condecorações Recebidas

Recomendação para a Cruz de Sangue
O 1º Ten.Av. Roberto Brandini, no dia 10 de fevereiro de 1945, fazia parte de uma esquadrilha cuja missão era bombardear objetivos vitais na zona de Ostiglia, seguida de ataques rasantes a objetivos de oportunidade. Ao desencadear um ataque contra viaturas inimigas na região sul de Ostiglia foi seu avião atingido no motor ficando presa das chamas. O Tenente Brandini saltou de paraquedas e, no ar, foi atingido por estilhaços de granada da artilharia antiaérea inimiga, que lhe ocasionaram ferimentos na cabeça.
Air Medal
General Order 23 de 13/03/1945

"Por atuação meritória durante a participação em um voo como piloto de um aviao do tipo P-47 em 12 de janeiro de 1945. O Tenente Brandini voou numa formação de oito aviões caças-bombardeiros atacando uma importante via férrea no norte da Itália. Habilidosamente manobrando sobre território fortemente defendido pelo inimigo, na aproximação do alvo o Tenente Brandini mergulhou à baixa altura e soltou suas bombas com efeito devastador sobre este elo vital nas linhas inimigas de comunicação e abastacimento. Sua habilidade profissional em combate refletem grande crédito sobre sua pessoa e sobre as Forças Armadas das Nações Aliadas."
(a) Thomas M. Lowe - Brigadier General, USA.
Air Medal - 1º Cluster
General Order 70 de 26/06/1945

"Por meritória ação heróica da qual participou como piloto de uma esquadrilha de aviões do tipo P-47 em 10 de fevereiro de 1945. O Tenente Brandini voava como membro de uma formação de oito aviões destinada a bombardear uma importante ponte de um desvio de estrada de ferro que cruza o Rio Piane. Devido à habilidosa navegação a formação foi conduzida diretamente sobre o alvo onde, apesar do fogo antiaéreo de armas pesadas, foi obtido uma acurada concentração de bombas resultando em numerosos cortes em ambas as cabeceiras deste vital elo do sistema de comunicações do inimigo. Antes de regressar à base a esquadrilha efetuou nas vizinhanças ataques em voo rasante contra suprimentos móveis do inimigo, resultando na destruição de cinco e severos danos em quatro caminhões. Em local mais afastado atacou quatro carros de estrada de ferro e um veículo de abastecimento onde causou muitos danos. A todos esses feitos o Tenente Brandini concorreu de modo apreciável. O intenso e acurado fogo antiaéreo causou graves danos ao avião do Tenente Brandini o qual, após completa paralização do motor, foi forçado a abandoná-lo. Sua coragem e devoção ao dever em face de tão grandes perigos refletem grande crédito a si próprio e às Forças Armadas das Nações Aliadas."
(a) Thomas M. Lowe - Brigadier General, USA. 

No pós-guerra: 

Ao regressar ao Brasil passou alguns meses em tratamento de saúde devido aos ferimentos em combate. Teve uma vida militar de destaque tendo se reformado no posto de Brigadeiro do Ar em 1960. Após sua reforma da FAB, ocupou cargo de confiança do governo no setor do Ministério do Trabalho na cidade do Rio de Janeiro, RJ. Deixou o Ministério do Trabalho e transferiu-se para a cidade de São Paulo, onde foi dirigir a Companhia de Gás da cidade de São Paulo.

Promoções:  

30/09/1942 Aspirante Aviador
10/05/1943 2º Tenente Aviador
27/11/1944 1º Tenente Aviador
31/05/1946 Capitão Aviador
02/10/1950 Major Aviador
20/01/1958 Tenente Coronel Aviador

Condecorações: 

med ordem do merito aeronautico comendador Ordem do Mérito Aeronáutico - Comendador
Cruz de Sangue
med cruz aviacao a Cruz de Aviação Fita 'A'
Cruz de Aviação Fita 'B'
med campanha italia Medalha da Campanha da Itália
Medalha da Campanha do Atlântico Sul
med puc Presidential Unit Citation (EUA)
med air medal usa Air Medal (EUA)
med dfc uk Distinguished Flying Cross (Inglaterra)