Álvaro EUSTÓRGIO de Oliveira e Silva - 1º Tenente Aviador
* 05/12/1921 (Maceió, AL) - † 07/08/1951 (Rio de Janeiro, RJ)

 

veteranos 45 santos

Família:

Filho de Antonio Eustórgio de Oliveira e Silva e Maria do Carmo de Oliveira e Silva. Tinha 8 irmãos de dois casamentos de seu pai, Casou-se com Arlete de Oliveira e Silva. 

Antecedentes: 

Aspirante a Oficial da turma de 1942. Sentou praça em 01/04/1940. 

Na guerra:

Exerceu a função de Piloto de Combate da Esquadrilha Vermelha com o código A3. Realizou 93 missões de combate, a primeira em 13/11/1944 e a última em 01/05/1945. Apresentou-se em Suffolk em 14/08/1944, vindo diretamente do Brasil. Promovido a Primeiro Tenente em 27/11/1944. Foi um dos vinte pilotos que partiram de Pisa em 18/06/1945 com destino aos EUA para trazerem em vôo os novos P-47D-40 para o Brasil.

Citações de Condecorações Recebidas

Distinguished Flying Cross
General Order 69 de 18/06/1945

"Por extraordinário desempenho quando participava de uma esquadrilha como piloto de um P-47, em 27 de abril de 1945. O Tenente Eustórgio liderava uma formação de dois aviões executando um reconhecimento armado. Para transpor os Apeninos foi necessário transpor pesada camada de nuvens em voo por instrumentos e descer na outra parte nas mesmas condições. Atacando transportes inimigos próximo à linha de frente, seu avião foi seriamente danificado por um impacto direto na empenagem. A despeito da gravidade do dano que atingiu os controles do avião ele corajosamente continuou no ataque a numerosos veículos, destruindo cinco veículos motorizados, um tanque, um carro armado e uma carroça, além de ter danificado muitos outros. Depois de ter feito observações de importância, ele retornou à base conduzindo habilmente através da camada de nuvens e sobre as montanhas sua aeronaves já agora controlada com dificuldade dado o aumento dos danos. Sua coragem, habilidade de voo e extraordinária eficiência refletem em grande crédito para si e para as Forças Armadas das Nações Aliadas."
(a) Thomas M. Lowe - Brigadier General, U.S.A.
Air Medal - 1º Cluster
"Por atuação meritória durante a participação em um voo como piloto de um avião do tipo P-47, em 30 de janeiro de 1945.O Tenente Eustórgio voou numa formação de quatro aviões designada para procurar alvos de oportunidade. Na rota para a zona de combate determinada, a formação habilmente guiada evitou preciso e intenso fogo de artilharia antiaérea. Alcançando com segurança o alvo, a formação efetuou precisos mergulhos e destruiu a ponte de estrada de ferro visada, tendo o Tenente Eustórgio conseguido dois impactos diretos. Apesar da visibilidade limitada a formação efetuou audaciosos ataques rasantes, destruindo e danificando numerosas viaturas e um barco a motor. A coragem, habilidade para o combate do Tenente Eustórgio refletem grande crédito sobre a sua pessoa e sobre as Forças Armadas das Nações Aliadas."
(a) Thomas M. Lowe - Brigadier General, U.S.A.
Air Medal - 2º Cluster
"Por atuação meritória quando participou de uma missão de guerra como piloto de P-47 em 17 de fevereiro de 1945. O Tenente Eustórgio foi designado, juntamente com sua esquadrilha de oito aviões, para destruir uma grande concentração de veículos motorizados. A formação seguiu para o alvo onde executou um devastador ataque, o qual, como resultado de diversos impactos diretos, destruiu três edifícios ocupados, causando grande incêndio o qual, por sua vez, destruiu equipamentos inimigos que se achavam na vizinhança. Não obstante o sucesso obtido nos primeiros ataques e a forte antiaérea reinante, corajosos ataques rasantes foram feitos. Do total de oitenta veículos destruídos o Tenente Eustórgio destruiu quinze. Seu entusiasmo pelo combate, habilidade profissional, audácia e agressividade caracterizam o sucesso obtido em muitas missões. Suas ações refletem grande crédito para a sua pessoa e para as Forças Armadas das Nações Aliadas."
(a) Thomas M. Lowe - Brigadier General, U.S.A.
Air Medal - 3º Cluster
"Por atuação meritória quando participou de uma missão de guerra como piloto de P-47 em 7 de abril de 1945. O Tenente Eustórgio voou em uma formação de oito aviões destinada a bombardear importantes instalações inimigas em *****, Itália. Sobre o alvo, precisos bombardeios foram executados por todos da esquadrilha, não obstante o forte fogo antiaéreo, seguindo-se vários passes em ataques rasantes. Um depósito foi destruído e outro ficou pegando fogo como resultado desses ataques devastadores. Prosseguindo na missão, um depósito de munição bem camuflado foi descoberto e atacado. Durante os ataques rasantes, vinte e cinco depósitos foram destruídos. O Tenente Eustórgio contribuiu grandemente para o sucesso da missão. Sua habilidade, coragem, acurado bombardeio e devoção ao dever refletem grande crédito para sua pessoa e para as Forças Armadas das Nações Aliadas."
(a) Thomas M. Lowe - Brigadier General, U.S.A.
Air Medal - 4º Cluster
"Por merecedora ação heróica da qual participou como piloto de uma esquadrilha de quatro aviões designada a fazer um reconhecimento armado sobre a área de batalha a nordeste da Itália. Seguido de habilidosa navegação a esquadrilha foi conduzida através de baixas e agitadas nuvens diretamente à área. Três locomotivas foram atacadas em voo rasante e seriamente danificadas. Prosseguindo em seu reconhecimento, a esquadrilha atacou um comboio inimigo apesar do acurado fogo antiaéreo de armas leves que causou danos em um avião. O ataque causou a explosão de quatro caminhões inimigos carregados com munição, destruiu um carro de comando e danificou um outro caminhão. O Tenente Eustórgio substancialmente concorreu para essa cumulativa destruição. Sua coragem temperada à ansiedade para o combate refletem grande crédito a si próprio e às Forças Armadas das Nações Aliadas."
(a) Thomas M. Lowe - Brigadier General, U.S.A. 

No pós-guerra: 

Ao regressar da Itália continuou como piloto e assumiu chefias diversas, exercidas na Base Aérea de Santa Cruz, no 1º Grupo de Caça, na Escola dos Affonsos, na Base Aérea Galeão e nos 1º e 2º Grupo de Transporte, realizando sempre missões do Correio Aéreo Nacional - CAN - até sua morte no dia 07/08/1951 no Rio de Janeiro, RJ, em acidente com C-47 FAB 2028 próximo à Pedra de Guaratiba, no Rio de Janeiro. Foi promovido post-mortem ao posto de Tenente Coronel.

Promoções:  

30/09/1942 Aspirante Aviador
10/05/1943 2º Tenente Aviador
27/11/1944 1º Tenente Aviador
31/05/1946 Capitão Aviador

Condecorações: 

med cruz aviacao a Cruz de Aviação Fita 'A'
Cruz de Aviação Fita 'B'
med campanha italia Medalha da Campanha da Itália
Medalha da Campanha do Atlântico Sul
med puc Presidential Unit Citation (EUA)
med dfc usa Distinguished Flying Cross (EUA)
med air medal usa Air Medal (EUA)