ARMANDO de Souza Coelho - 2º Tenente Aviador da Reserva Convocado
* 31/03/1919 (Rio de Janeiro, RJ) - † 17/06/1953 (São Paulo, SP)

 

veteranos 45 santos

Família:

Filho de Avelino de Souza Coelho e Irene Rebello Coelho. Casou-se com Diva Coelho e tiveram a filha Joyce. 

Antecedentes: 

Aspirante a Oficial da Reserva Convocado da turma de 1943.  

Na guerra:

Exerceu a função de Piloto de Combate da Esquadrilha Vermelha com o código A2 (2º). Realizou 62 missões de combate, a primeira em 20/01/1945 e a última em 23/03/1945. Apresentou-se em Pisa, vindo diretamente do treinamento nos Estados Unidos Em 09/04/1945 foi abatido pela flak mas conseguiu saltar de paraquedas sobre território amigo. Tão logo regressou em Pisa foi escalado para nova missão. Foi o piloto que mais vezes foi atingido pela flak inimiga. Sua posição na formatura era sempre de número quatro. Ficou famoso pelo tradicional palavrão que repetia com frequência quando algo não lhe saía bem, dando origem a seu apelido.

Citações de Condecorações Recebidas

Distinguished Flying Cross
General Order 69 de 18/06/1945

"Por extraordinária atuação quando participando como piloto de uma esquadrilha de P-47 em 21 de abril de 1945. O Tenente Armando voou como membro voluntário de uma formação de quatro aviões destinada a fazer um reconhecimento armado numa certa área de combate. De um foco de resistência na frente de combate acreditava-se que o inimigo estava tirando grande vantagem das péssimas condições do tempo, chuvas, nuvens espessas e baixas e da péssima visibilidade para realizar uma retirada completa. Compreendendo inteiramente o risco motivado pelas condições acima e o fogo antiaéreo do inimigo, o Tenente Armando voluntariamente decolou realizando a importante missão. Demonstrando habilidade acentuada para o voo, a esquadrilha, vencendo o mau tempo, localizou um grande comboio inimigo em plena retirada pelas estradas em direção norte. Atacando consecutivas vezes, mesmo em face de um intenso fogo de antiaérea e disparos de armas leves, causou grandes danos ao inimigo. Mesmo após seu avião ter sido severamente atingido, ele continuou atacando o inimigo até que se esgotasse completamente a munição de seu aparelho. Demonstrando grande habilidade de voo e tenacidade, ele conduziu seu avião danificado a um campo intermediário, onde efetuou uma aterragem segura. A coragem, animo e noção do dever do Tenente Armando refletem grande crédito sobre si e sobre as Forças Armadas das Nações Aliadas."
(a) Thomas M. Lowe - Brigadier General, U.S.A.
Air Medal
General Order 38 de 18/04/1945

"Por meritória ação participando como piloto de uma esquadrilha de aviões tipo P-47 em 4 de fevereiro de 1945. O Tenente Armando voou numa formação de caças-bombadeiros cuja missão era a destruição de um vital depósito de munições inimigo. Corajosamente atacando de forma vigorosa e face a intensa barragem de fogo antiaéreo, o Tenente Armando lançou suas bombas com efeito devastador sobre este vital objetivo. No trajeto de volta à base, o Tenente Armando com o resto de sua formação atacaram outros alvos inimigos na área e foram bem sucedidos na destruição ou dano de doze veículos a motor. A exibição de coragem e habilidade profissional do Tenente Armando refletem grande crédito a si próprio e às Forças Armadas das Nações Aliadas."
(a) Thomas M. Lowe - Brigadier General, U.S.A.
Air Medal - 1º Cluster
General Order 63 de 07/06/1945.

"Por honrosa atuação como piloto integrante de uma esquadrilha de aviões P-47, em 31 de março de 1945.O Tenente Armando voou numa formação de caças-bombardeiros destinada a bombardear uma ponte de estrada de ferro em *****, Itália. Ao chegar sobre o alvo, leve e preciso fogo antiaéreo danificou um dos aviões, a despeito do bombardeio que foi realizado, marcando ompactos diretos na ponte e cortando as linhas férreas em três pontos adicionais. O Tenente Armando foi o responsável pela destruição da ponte. Terminado o bombardeio a esquadrilha deu cobertura a cinquenta e quatro B-25 cujo alvo achava-se nas proximidades. Antes de voltar à base a esquadrilha atacou com as suas metrralhadoras dez caminhões na vizinhança de *****, danificando-os, tendo o Ten. Armando participado desse resultado. Sua coragem e agressividade em combate trazem grande merecimento para si e para as Forças Armadas das Nações Aliadas."
(a) Thomas M. Lowe - Brigadier General, U.S.A.
Air Medal - 2º Cluster
"Por atuação meritória durante a participação em um voo como piloto de um avião do tipo P-47 em 7 de abril de 1945. O Tenente Armando voou como integrante de uma formação de oito aviões para bombardear uma importante instalação inimiga no norte da Itália. Após a chegada ao objetivo, precisos mergulhos foram efetuados por todos os elementos da formação apesar da antiaérea leve. Em prosseguimento, repetidos ataques rasantes foram efetuados contra o mesmo objetivo. Um armazém foi destruído e outros cinco foram deixados queimando como resultado desse ataque devastador. Continuando com os ataques , um depósito de munição bem camuflado foi descoberto e atacado. Audaciosos ataques à baixa altura foram executados contra estes depósitos e vinte e cinco deles doram destruídos, projetando fumaça a três mil metros de altura. O Tenente Armando contribuiu bastante para o sucesso desta missão por sua habilidade nos mergulhos e ataques rasantes. Sua coragem, desprendimento, determinação e devoção ao dever refletem grande merecimento sobre sua pessoa e sobre as Forças Armadas das Nações Aliadas."
(a) Thomas M. Lowe - Brigadier General, U.S.A. 

No pós-guerra: 

Ao regressar ao Brasil pediu baixa na FAB para ingressar na Aviação Civil. Tornou-se comandante na Panair do Brasil, falecendo num desastre aéreo em Congonhas (SP) quando fazia parte da tripulação do Lockheed L049-46-21 Constellation de c/n 2066 e prefixo PP-PDA . Tinha na época acumulado mais de 12 mil horas de vôo.

Promoções:  

30/09/1943 Aspirante da Reserva Convocado
29/08/1944 2º Tenente da Reserva Convocado

Condecorações: 

med ordem do merito aeronautico cavaleiro Ordem do Mérito Aeronáutico - Cavaleiro
med cruz aviacao a Cruz de Aviação Fita 'A'
med cruz aviacao b Cruz de Aviação Fita 'B'
med campanha italia Medalha da Campanha da Itália
med campanha atlantico Medalha da Campanha do Atlântico Sul
med dfc usa Distinguished Flying Cross (EUA)
med air medal usa Air Medal (EUA)
med puc Presidential Unit Citation (EUA)