Fernando Soares Pereyron MOCELLIN - 2º Tenente Aviador da Reserva Convocado
* 20/06/1922 (Santa Maria, RS) - † 05/06/2001 (Porto Alegre, RS)

 

veteranos 45 santos

Família:

Filho de João Péreyron Mocellin e Nydia Soares Mocellin. Casou-se com Mafalda Schneider Pereyron Mocellin (Mafalda da Cunha Schneider) em 06/09/1948. 

Antecedentes: 

Aspirante a Oficial da Reserva Convocado da turma de 1944.  

Na guerra:

Exerceu a função de Piloto de Combate da Esquadrilha Vermelha com o código A6. Realizou 59 missões de combate, a primeira em 12/11/1944 e a última em 01/05/1945. Apresentou-se em Suffolk, no final de Julho de 1944, vindo diretamente de centro de treinamento nos EUA. Durante a sua 24ª missão, em 02/01/1945, foi ferido em combate por estilhaço da antiaérea inimiga. Foi um dos vinte pilotos que partiram de Pisa em 18/06/1945 com destino aos EUA para trazerem em vôo os novos P-47D-40 para o Brasil.

Citações de Condecorações Recebidas

Cruz de Sangue
O 2º Ten.Av.Res.Cvc. Fernando Soares Pereyron Mocellin, no dia 2 de janeiro de 1945 fazia parte de uma esquadrilha cuja missão era executar um reconhecimento armado ao norte do Vale do Pó. Ao ser iniciado o ataque a uma composição de estrada de ferro nas proximidades de Brescia, foi o avião atingido. Uma das granadas incendiárias alojou-se no quadrante das manetes, estilhaçando-o e ferindo o piloto. Simultaneamente os cartuchos de sinalização detonavam, provocando um princípio de incêndio que foi extinto pelo Tenente Mocellin causano-lhe queimaduras na mão esquerda. Com tais ferimentos e com o avião danificado o Tenente Mocellin regressou ao campo base.
Air Medal - 1º Cluster
"Por atuação meritória enquanto participava de missão de guerra como piloto de aparelho tipo P-47, em 31 de janeiro de 1945.
(a) Thomas M. Lowe - Brigadier General, U.S.A.
Air Medal - 2º Cluster
"Por atuação meritória enquanto participava de missão de guerra como piloto de aparelho tipo P-47, em 30 de abril de 1945. O Aspirante Mocellin voou como membro de uma formação de quatro caças-bombardeiros para realizar o reconhecimento armado na zonha de batalha ao norte da Itália. Uma precisa navegação levou a formação através de nuvens baixas diretamente para aquela área .Objetivos de oportunidade e locomotivas foram encontrados, atacados e severamente danificados. Ainda em prosseguimento com o reconhecimento armado, a formação atacou um comboio inimigo apesar da antiaérea leve ser intensa e precisa e ter danificado um dos aviões. O ataque causou a explosão de quatro viaturas inimigas carregadas de munição, a destruição de um carro de comando e danificou um outro transporte motorizado. O Aspirante Mocellin participou igualmente na destruição total. Sua coragem, entusiasmo e habilidade em combate refletem grande crédito sobre a sua pessoa e sobre as Forças Armadas das Nações Aliadas."
(a) Thomas M. Lowe - Brigadier General, U.S.A. 

No pós-guerra: 

Pouto tempo após regressar ao Brasil pediu baixa da FAB e voltou para a cidade de Santa Maria, RS, para trabalhar na joalharia de seu pai. Fernando é o autor do livro 'Missão 60' no qual relata suas experiências como piloto de caça desde seu treinamento até a Itália.

Promoções:  

21/05/1945 2º Tenente da Reserva Convocado

Condecorações: 

 med cruz sangue Cruz de Sangue
med cruz aviacao a Cruz de Aviação Fita 'A'
med campanha italia Medalha da Campanha da Itália
med dfc usa Distinguished Flying Cross (EUA)
med air medal usa Air Medal (EUA)
med puc Presidential Unit Citation (EUA)