Frederico Gustavo dos SANTOS - 2º Tenente Aviador da Reserva Convocado
* 09/10/1925 (Salvador, BA) - † 13/04/1945 (Casarsa, Itália)

 

veteranos 45 santos

Família:

Filho de João Gustavo dos Santos Filho e Mathilde Louisa Witte dos Santos. Seu pai era um destacado médico na cidade de Salvador. Sua mãe era de nacionalidade alemã. 

Antecedentes: 

Aspirante a Oficial da Reserva Convocado da turma de 1944.  

Na guerra:

Exerceu a função de Piloto de Combate da Esquadrilha Azul. Realizou 44 missões de combate, a primeira em 15/01/1945 e a última em 13/04/1945. Apresentou-se em Pisa em 25/12/1944, vindo diretamente de centro de treinamento nos EUA. Faleceu em combate próximo a Spilimbergo, 25 Km a oeste de Udine, quando seu avião foi atingido pela explosão do depósito de munição que atacara, por volta das 09h15 de 13/04/1945. Ao ser pega pela explosão, a aeronave perdeu uma das asas a baixa altura, virou de dorso e precipitou-se ao solo. O piloto saltou da aeronave, mas, sem altura suficiente, morreu no choque contra o solo. Logo após o fim dos combates foi enviada uma comissão de dois oficiais para localizarem os pilotos abatidos e descobriu-se que os alemães o haviam enterrado (na verdade estendido o corpo e coberto com pedras) na beira de uma estrada e colocado uma cruz na qual estava pendurada seu 'Dog Tag' e colocada uma placa metálica com os dizeres (numa tradução livre):

DEN FLIEGER TOD GEFALLEN
AM 13.4.1945
SANTOS, FREDERICO - G -
- BRASIL - T43 - A
O AVIADOR MORTO NA QUEDA
EM 13.4.1945
SANTOS, FREDERICO - G -
- BRASIL - T43 - A

Os códigos "T43" e "A" indicavam, respectivamente, a data da vacinação contra o tétano (no caso, 1943) e o tipo sanguíneo.

Citações de Condecorações Recebidas

Cruz de Bravura e Cruz de Sangue
O 2º Ten.Av.Res.Cvc. Frederico Gustavo dos Santos fazia parte de uma esquadrilha cuja missão era bombardear um depósito de munição em Spilimbergo. O Ten. Santos, seguindo o seu guia, iniciou um ataque a um depósito de munição. Desferindo seus tiros, viu-se imensa explosão e o piloto tentando uma manobra evasiva para não ser alcançado pela mesma, não o conseguindo, entretanto. O comandante da esquadrilha viu o seu avião ser envolvido pelas chamas e fumaça e, ao sair dessa situação, perder uma asa, indo chocar-se violentamente no solo, explodindo. O então Aspirante Santos demonstrou, ao atingir o número de 44 missões, grande amor ao cumprimento do dever, capacidade técnico-profissional e inexcedível espírito de agressividade. Sua excepcional bravura de muito contribuiu para o êxito desta missão e, por sua presteza, determinação e coragem, controu o 1º Grupo de Caça com mais esta vitória sobre o inimigo.
Air Medal
General Order 38 de 18/04/1945

"Por extraordinária atuação quando participou em uma missão de guerra como piloto de P-47 em 7 de fevereiro de 1945. O Aspirante Santos, ao efetuar a missão destinada à sua esquadrilha de fazer um reconhecimento armado, efetuou um bom bombardeio, causando a explosão de grande quantidade de munição a qual danificou outras instalações inimigas. Continuando a missão, o Aspirante Santos e os outros membros da formação atacaram estradas de ferro e rodagem, destruindo duas locomotivas, onze carros e cinco veículos motorizados. Sua habilidade profissional e coragem refletem grande crédito para a sua pessoa e para as Forças Armadas das Nações Aliadas."
(a) John K. Cannon, Major General, U.S.A.
Air Medal - 1º Cluster
General Order 63 de 07/06/1945

"Por ação meritória quando participou de uma missão aérea como piloto de um P-47 em 7 de abril de 1945. O Aspirante Santos voava como elemento de uma formação de oito aviões designada para bombardear importantes instalações inimigas na Itália. Chegando sobre o alvo todos os elementos da esquadrilha executaram mergulhos perfeitos apesar da oposição inimiga, seguindo-se passes para o metralhamento do objetivo. Uma barraca de munições foi destruída e cinco outros foram incendiadas como resultado desse ataque devastador. Prosseguindo, foi descoberto e atacado um muito bem camuflado depósito de munição. Valorosos ataques foram executados contra vinte e cinco barracas de munição, sendo todas destruídas. O Aspirante Santos contribuiu grandemente para o sucesso desta missão devido à sua habilidade e precisão tanto no bombardeio como nos ataques à metralhadora. Sua coragem, valor, determinação, habilidade profissional, inclinação para o combate e devoção ao dever refletem refletem grande crédito para si bem como para as Forças Armadas das Nações Aliadas."
(a) Thomas M. Lowe - Brigadier General, USA. 

No pós-guerra: 

Seus restos mortais hoje repousam no Monumento aos Mortos da Segunda Guerra Mundial no Rio de Janeiro, RJ. A placa que foi encontrada na cruz feita pelos alemães encontra-se preservada no Museu Aeroespacial.

Condecorações: 

med ordem do merito aeronautico cavaleiro Ordem do Mérito Aeronáutico - Cavaleiro
med ordem do merito aeronautico cavaleiro Cruz de Sangue
med cruz aviacao a Cruz de Aviação Fita 'A'
med campanha italia Medalha da Campanha da Itália
med dfc usa Distinguished Flying Cross (EUA)
med air medal usa Air Medal (EUA)
med puc Presidential Unit Citation (EUA)